...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POSTAIS ANTIGOS (VII) - TERMAS DO VIDAGO

"Havia, em cada andar, uma secção de banhos de imersão e duche. Além disso não há sala ou quarto, na enorme vastidão do edifício, que não tenha telefone, comunicando com a central, que fazia as ligações, com o pessoal da casa ou qualquer outra sala ou quarto. Os telefones representando uma inovação em hotéis portugueses, constituem uma raridade mesmo em hotéis no estrangeiro.
(...) Numa das cozinhas vê-se um corpulento fogão de moderno fabrico, em que pode cozinhar-se para 500 pessoas, com caldeiras de pressão, que chegam para abastecer de água quente os banhos de todos os andares. O trem de cozinha, em cobre, é de 3000 quilos de peso."
Assim descrevia 'A Illustração Portugueza' o luxuoso Vidago Palace Hotel, orçado em 300 contos de réis e mandado construir por D. Carlos em 1908, mas cuja inauguração ficou marcada para... 6 de Outubro de 1910.
Depois de perdido o fulgor da 1ª metade de 1900, foi luxuosamente modernizado (o spa é de Siza Vieira) e reaberto aos 100 anos, em Outubro de 2010 - pela superbock...

O verso dos postais (o mais apetitoso são 'criadas' tão sérias que parece temerem a máquina fotográfica - ninguém dizia cheeese!) indica o preço dos selos em réis, pelo que terão sido impressos em 1910-11.




















4 comentários:

  1. Boa noite,

    Gostei de ter conhecido o seu blog.

    Se pretender ver postais sobre a Vila de Vidago não deixe de visitar o blog "Meu Vidago".

    Obrigado e cumprimentos,
    Júlio Silva

    ResponderEliminar
  2. Dear Sir/Madam,

    Given the beautiful photo collection above, I have some questions for you! Is there a possibility I could reach out to you? For example through an email? That would be great!

    Thank you very much in advance!

    Kind regards,

    Wimke

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Thank you! I have send you a message!

    ResponderEliminar