...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POSTAIS ANTIGOS (VII) - TERMAS DO VIDAGO

"Havia, em cada andar, uma secção de banhos de imersão e duche. Além disso não há sala ou quarto, na enorme vastidão do edifício, que não tenha telefone, comunicando com a central, que fazia as ligações, com o pessoal da casa ou qualquer outra sala ou quarto. Os telefones representando uma inovação em hotéis portugueses, constituem uma raridade mesmo em hotéis no estrangeiro.
(...) Numa das cozinhas vê-se um corpulento fogão de moderno fabrico, em que pode cozinhar-se para 500 pessoas, com caldeiras de pressão, que chegam para abastecer de água quente os banhos de todos os andares. O trem de cozinha, em cobre, é de 3000 quilos de peso."
Assim descrevia 'A Illustração Portugueza' o luxuoso Vidago Palace Hotel, orçado em 300 contos de réis e mandado construir por D. Carlos em 1908, mas cuja inauguração ficou marcada para... 6 de Outubro de 1910.
Depois de perdido o fulgor da 1ª metade de 1900, foi luxuosamente modernizado (o spa é de Siza Vieira) e reaberto aos 100 anos, em Outubro de 2010 - pela superbock...

O verso dos postais (o mais apetitoso são 'criadas' tão sérias que parece temerem a máquina fotográfica - ninguém dizia cheeese!) indica o preço dos selos em réis, pelo que terão sido impressos em 1910-11.




















1 comentário:

  1. Boa noite,

    Gostei de ter conhecido o seu blog.

    Se pretender ver postais sobre a Vila de Vidago não deixe de visitar o blog "Meu Vidago".

    Obrigado e cumprimentos,
    Júlio Silva

    ResponderEliminar