...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CARTIER BRESSON AU PORTUGAL

Em 2010, o MoMa apresentou uma retrospectiva de Cartier Bresson, intitulada "o século moderno", sobre o período 1929-89. Portugal aparece em 2 das cerca de 300 fotografias apresentadas, com Belém (Mosteiro dos jerónimos) e a Nazaré.
O fotógrafo andou por cá um mês, em 1955, numa espécie de raide (sem auto-estradas e scuts): Lisboa, Cascais, Estoril, Sintra, Óbidos, Nazaré, Coimbra, Porto, Amarante, Lamego, Tomar, Alpalhão, Castelo de Vide, Marvão e Estremoz. Uff.
Consta que não gostou do país.
Daqui levou uma imagem dum país atrasado e profundamente católico. Mas não foram só pobres com roupa remendada e farda regional, também clicou uma festa privada da alta burguesia de cascais, onde foi conviva.
Com pena minha, não consegui encontrar algumas das fotografias sem a "marca-de-água" da Magnum. As minhas preferidas são a primeira (um observador mais imaginativo viu na coluna um caminho para o céu...) e a de Lamego.

Jerónimos, Lx

Praça do Comércio, Lx


Praça do Comércio, Lx

Castelo de S. Jorge, Lx

Terreiro do Paço, Lx

Cascais

Praia do Tamariz, Estoril


Porto
   

Amarante (legendado Guimarães, no livro Europeans)
 
Viana do Castelo


Viana do Castelo
Alentejo

Lamego

Estremoz
 
Nazaré
 
Nazaré
 


Nazaré
 

1 comentário:

  1. o pormenor do chapéu de sol do polícia sinaleiro tá demais, as linhas do elétrico dão movimento, e as ligações dos cabos parecem andorinhas, a da Praça do Comércio é a minha preferida

    ResponderEliminar