...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRETO E BRANCO


"O mundo moderno está dividido entre conservadores e progressistas. O negócio dos progressistas é insistir em cometer erros, o negócio dos conservadores é evitar que os erros sejam corrigidos." G. K. Chesterton

O MANIQUEÍSMO é a doutrina religiosa pregada por Maniqueu (ou Menes, ou Mani) na Pérsia, no séc. III. É uma filosofia dualística que divide o mundo entre bem, ou Deus, e mal, ou o Diabo. Advoga a fusão entre espírito (intrinsecamente bom) e matéria (intrinsecamente má). Originalmente, trazia uma mensagem de tolerância e conciliação.
Hoje, o maniqueísmo significa uma divisão entre dois campos, opostos e exclusivos - o do bem e o do mal –, uma visão redutora e protofanática: parafraseando, é o Narciso que acha feio o que não é espelho.
O maniqueísmo vê um mundo bipolar. Quer a direita católica americana, quer a esquerda caseira fazem uma divisão infantil do mundo e das pessoas, atirando para a outra banda todos que tiverem outra escala de valores morais. Não só vêem o mundo a preto-e-branco como, em qualquer posição que tomem, estão arrogante e absolutamente certos de detêm a razão: a esquerda defende a liberdade, os oprimidos e os pobres, a direita os opressores e os ricos (li há dias num blogue “qualquer ditadura é de Direita, a do Pinochet, a do Fidel, a do Kim Il Sung…” e ouvi só meio a brincar, “no CDS não há pessoas boas”, pois).
Infelizmente, não há um risco entre o bem e o mal, o mundo é mais complicado. Não é a preto-e-branco, tem muitos cinzentos.
Em quase todas as questões, seja no posicionamento político, seja de costumes, há argumentos válidos, ou pelo menos a considerar, nos dois lados da barricada. A esquerda tem bons argumentos e a direita as suas incongruências, e vice-versa – todos temos as nossas incoerências, menos Álvaro Cunhal. Pretender o contrário é simplista e prepotente; como aqui escrevi, não há os elucidados e a canga retrógrada, como não há os defensores da vida e assassinos de bébés. And so on.
O mais curioso é que, sendo a esquerda que enche a boca com a palavra tolerância, tenha tão pouco respeito pela opinião diversa, ou de quem não assina logo por baixo.
E então quando precedido de “isso nem parece duma pessoa de bem”…

5 comentários:

  1. Não digas que a esquerda (tambem) é intolerante. Ainda te chamam fascista...

    ResponderEliminar
  2. O Maniqueísmo leva logicamente à intolerância.

    Nem é necessário falar que é um sentimento transversal à direita, à esquerda, aos altos e aos baixos, aos pretos e aos brancos, aos gays e aos heteros... enfim é igualitário. :-)

    Gostei contudo da parte "O maniqueísmo vê um mundo bipolar. Quer a direita católica americana, quer a esquerda caseira fazem uma divisão infantil do mundo e das pessoas." Queres dizer que só a igreja católica AMERICANA o faz? Que Maniqueísta Luis! Ou devo dizer esperto!

    :-)

    ResponderEliminar
  3. Pedro, de maneira alguma. Inclua-se a direita católica portuguesa (felizmente menos influente e histérica que a americana, daí a menção).
    Já escrevi aqui que há muita gente imbecil à direita, e pouco recomendável no partido onde voto. O mesmo ainda não te ouvi dizer a ti. Claro.

    ResponderEliminar
  4. meus caros. Um dos problemas da politica de hoje é que já não cabe em padrões e muito menos em ideologias. Ser de esquerda ou de direita são lugares comuns mas vazios. São como autocarros que todos veem partir mas que saem vazios. De pessoas e de ideologia. Os partidos associam grupos de interesses e lobbies e não mais do que isso. Basta olhar para o que é hoje o PS e a conclusão é óbvia. Desde os "jobs for the boys" que caiu a mascara. O caso Vara, entre tantos outros ascandalos que não levam a lado algum, são apenas desfiles de criminosos impunes e ricos que engordam com a nossa complacência generalizada e a cumplicidade dos poderes instituídos. Uma vergonha que acabará por nos retirar o futuro e a identidade enquanto nação. Recuso-me a aceitar que estes vampiros nos suguem desta forma. Indignai-vos. JF

    ResponderEliminar
  5. Caro Duarte,
    Oviamente que em todos os quadrantes existem pessoas maniqueístas e por essa via intolerantes na esquerda, na direita e nos confortavelmente não alinhados.

    Caro Juanito,
    Discordo completamente da tua opinião, as ideologias existem enquanto conceptualizadoras dos sistemas organizativos das sociedades que se querem. Infelizmente os partidos de Poder abandonaram-nas e ao fazê-lo permitem-se a serem e tudo e nada ao mesmo tempo. Mas isto daria um comentário enorme.

    abraços aos dois
    Mendonça

    ResponderEliminar