...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Toirada

É a segunda vez que me enviam este vídeo censurado, um pouco violento, e pô-lo neste espaço é uma (pequena?) PROVOCAÇÃO NUMA TERRA DE TOIROS.

Confesso que os problemas fracturantes e de costumes não me incomodam o suficiente para levantar a voz por qualquer das posições. Tenho opinião sobre o aborto, o casamento homossexual, a tourada, a regionalização, a legalização das drogas leves, o celibato dos padres. Mas nenhum dos temas me tira do sério, para manter ou alterar a situação, e reconheço argumentos sólidos nos 2 lados da barricada, na maioria dos casos.
Pegando no tema mais ligeiro, para quem não nasceu na lezíria: não me agrada o espectáculo desigual das touradas (tirando as pegas, quando o animal já está cansado e esvaído...), mas não acho que devam ser proibidas – tenho é a impressão que não duram muito, a sua abolição será apelidada de progresso civilizacional, adivinho.

Já agora, o que me ofende mesmo são coisas mais prosaicas: que um fulano ganhe 10 a 20 mil euros por mês - como o ilustríssimo governador Constâncio ou o reputadíssimo economista José da Silva Lopes – e tenha o topete de afirmar que nós trabalhamos de menos e ganhamos demais para o que fazemos. Não falta contenção salarial, falta vergonha na cara.

5 comentários:

  1. Caro Luís Duarte,

    Concordo em absoluto contigo. Considero fracturante os salários dos senhores que mencionaste e os salários e distribuição de dividendos dos banqueiros que são financiados por todos nós ou iriam à falência por má gestão e pura incompetência...

    Considero que insistirmos neste tipo de ideias é um risco sistémico para o país, maior do que a falência de qualquer banco.

    abraços

    ResponderEliminar
  2. voces sao contra as touradas e tal mas afinal tambem querem tourear...
    e que tal um par de bandeirilhas bem cravado nas costas de todos os ministros das finanças que já passaram por lá?

    ResponderEliminar
  3. Caro Chico,
    Eu nem falei em touradas e o Luis não as quer proibir.
    Sobre os Ministros... pois é, talvez o problema seja mesmo o sistema capitalista tal qual exista e não os ministros em si.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Sim Mendonça, muita falta faz o cunhal para por estes banqueiros todos no campo pequeno e sangrá-los um a um. E já agora podíamos agarrar uns quantos capitalistas aqui do ctx e fazer o mesmo na nossa praça de touros. Assim já não eram precisos toiros para maltratar. Olé!

    ResponderEliminar