...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 6 de junho de 2011

E O VENCEDOR É...


...Miguel Leal, quem melhor conhece as "massas" populares e, assim, feliz contemplado com um jantar no Cocharradas. No geral, os resultados foram mais extremos que as previsões, e nenhum dos áugures acertou em 3 dos partidos. Nem as sondagens. Não que estivéssemos errados, havia muitos que decidiram nos últimos dias, e massivamente num sentido.

Prognóstico no fim do jogo:
PSD: destacou-se apenas quando amordaçou o Catroga, o Moedas e o Relvas, e abandonou medidas concretas, dizendo o que ia fazer (despedimentos sem justa causa, privatizações...) e limitou-se a criticar o que o PS fez. Parte dos votos foram de rejeição do governo, portanto demérito do adversário. Subiu meio milhão de votos. Melhor em Boticas (67,85%), pior em Aljustrel (13,45).
PSespalhou-se ao comprido e muitos socialistas ficaram em casa. Sócrates disse, há 6 anos, "se fizer o que devo, não sou reeleito". Desceu 8% em 2009 e outro tanto agora, mas não pelo que fez bem. Perdeu meio milhão de votos e teve o pior resultado desde 1987. Melhor em Vizela (50,6) e pior na Calheta (5,58).
CDS: o factor novo que não foi. Subiu 60 mil votos, teve o melhor resultado desde 1983 e vai para o governo, mas tem um sabor amargo na boca: a relação com o PSD não ficou 1:3, mas 1:3,4 e foi vítima do voto útil, chegando a descer em 6 distritos, incluindo Aveiro - contudo, o voto ficou mais urbano e teve quase 15% em Lisboa, imagine-se. Melhor em Ponte de Lima (22,94) e pior em Pampilhosa da Serra (4,58).
CDU: mais uma vitória, como sempre. Menos votos que há 2 anos, mas aguentou quase todo o eleitorado e  subiu 8 centésimas graças à maior abstenção, o que lhe valeu mais 1 deputado. Melhor em Avis (43,04), pior em Sernancelhe (0,95).
BE: perdeu metade dos deputados e quase metade dos votos (270 mil). Depois de vencidas as batalhas dos direitos civis (aborto, casamento gay...), passou a ser uma jota cê. O que a diferencia agora do PC, excepto a história e os países "irmãos"? O problema é que a direcção do bloco está mais à esquerda que o seu pretenso eleitorado (algum vindo do PS e que agora votou branco), que acha a ajuda externa inevitável, e não compreendeu a recusa em participar nas negociações. E o apoio a Alegre abriu vasos comunicantes, mas no sentido oposto ao desejado. Melhor na Marinha Grande (9,77) e pior no corvo (0,51).

P.s.: Muito bom discurso de Sócrates, na hora da despedida. Vê-se que o texto do teleponto demorou muitos dias a ser trabalhado. Daqui a uns meses, o (suado) militante de base arranjará emprego numa administração qualquer. Não se preocupem, por uma vez, ele tem curriculum.
P.P.s.: Ontem, durante a noite eleitoral, os facebookers mostraram o seu (des)interesse, e preferiram trocar fotos do perfil, falar de pepinos espanhóis e de espectáculos de acordeão. Vá, se calhar têm razão, a política já farta e não traz boas notícias...  
.

4 comentários:

  1. Porquê não tenho um quadradinho pintado no PAN se acertei pelos vistos? Hum? Discriminação ou lapso?

    ResponderEliminar
  2. Assim era difícil, as "massas populares" tinham um deles como apostador!

    Parabéns e longa vida para o camarada Miguel Leal

    ResponderEliminar
  3. Acabei de por um cilício para me penitenciar, esqueci de por a amarelo a previsão certíssima da Silvana sobre o PAN. 'esculpa.

    ResponderEliminar
  4. Por sorte, o ilustre vencedor do repasto é Cartaxense, ou ainda teria que pagar ajudas de custo:)

    ResponderEliminar