...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

terça-feira, 14 de junho de 2011

AH, NÃO TINHA REPARADO

 

LEVAI A SÉRIO TUDO O QUE QUISERDES,
EXCEPTO VÓS PRÓPRIOS.
Rudyard Kipling

Fernando Pessoa escreveu que "O poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente".
Não é o meu caso, percebo tanto de poesia como Jesus de finanças, e não tenho a opacidade como defeito - ou virtude. Quem tenha a paciência de "folhear" este blogue fica a saber tudo o que acho, sem remorso e quase de forma exibicionista. Como um daqueles senhores que abrem a gabardine e expõem as "vergonhas" a quem passa na rua.
Chega para me dar a conhecer? Parece que não, é uma espécie de com a verdade me enganas.

Há dias, a bonita Dora disse-me "Vi o teu blogue, é giro, pena que sejas monárquico". Há meses, um dirigente do BE quis ser meu amigo no facebook quando viu um comentário meu, pensando provavelmente que eu seria um deles (brrrr), ou estaria em ponto de rebuçado para ser "doutrinado". Nos primórdios dum blogue colectivo onde participei, parece que fui considerado por um colérico "cliente" como cabecilha duma sinistra facção esquerdista-gay - mas fiz o pleno, depois fui acusado de reaça ultramontano, aquando da votação da proposta, por escrever que o casamento gay não me dizia respeito. E, no trabalho, vêem-me como um desbragado sindicalista.

Porquê o engano, pergunta-se este proclamado republicano e habitual votante do CDS?
Apesar de ser aborrecidamente convencional (junto aos autos o post nº 1), sou o que se chama heterodoxo - em minha defesa, só nos livros é que as pessoas não são um somatório de incoerências, e ainda bem. Dá-se ainda o caso de não ter posições inequívocas sobre todos os assuntos e, desgraça minha, ainda não domino a ironia, de forma a mostrar que estou a usá-la...
É tudo isso, ou enfado, prestam pouca atenção.
Hum, sou visto na diagonal.
.

3 comentários:

  1. Se há coisas que sempre apreciei no que escreves, amigo Tolas, são a honestidade, clareza de ideias e a tua habilidade para dizer coisas "na mouche".

    Continua, que alguns de nós vamos lendo e apreciando.

    Luis Coito

    ResponderEliminar
  2. Sendo redundante nas palavras do leitor acima, és um gajo que tem as palavras todas no sítio (não sei se isto soa lá muito bem, mas acho que é perceptível).
    Lembro-me da pseudo-perseguição no blogue colectivo, bem respondida com sabor de refogado no ponto, com os alhos bem tostados.
    Só mais uma coisa e calo-me já: dizer que o teu blogue é giro é ser bem educado, sem ofensa para a bonita Dora.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos mimos, mas não carece: eu acho mesmo graça quando provoco impressões erradas nas pessoas.
    Carlos, se uma pessoa bem-educada diz giro, que diz uma mal-educada?:)

    ResponderEliminar