...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PUÂÂÂRTO (III) - SERRALVES EM FESTA

Bem sei que não faz o meu estilo, mas digo-o na mesma: Lisboa é mais bonita, tem do bom e do melhor mas, macacos me mordam se tem uma quinta como Serralves.
O primeiro afortunado foi o 2º Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral, que mandou construir os jardins modernistas e a casa, entre 1925 e 1944, na quinta de veraneio que herdou da família - essa casa, para alguns a obra mais "notável" de Arte Déco em Portugal, é agora sede da Fundação e aloja exposições temporárias enquanto extensão do Museu de Arte Contemporânea.
O interior da casa tem a mão de alguns dos melhores designers europeus (não é qualquer um que tem uma clarabóia Lalique) e é forrada a mármore, madeiras exóticas e pedra lioz.
Azar, o dinheiro muda de mãos e o Conde teve que vender a propriedade ao industrial Delfim Ferreira, Conde de Riba d'Ave, em 1957, com a garantia de não serem feitas alterações.
Em 1986, a S.E. Teresa Patrício Gouveia comprou a propriedade aos seus herdeiros e, voilá, abriu ao público o parque - é enorme, dá para boas caminhadas e ver, para quem percebe, rododendros, sequóias gigantes, teixos ou cedros-do-atlas. E tem um simpático salão-de-chá junto do anfiteatro.
Em 1991 começa o estudo e, entre 96 e 99, Siza Vieira dá à luz um edifício ao seu estilo, abdicando duma imponente fachada e aliando modernidade e interacção (mesmo simbiose) com a paisagem envolvente.
O sucesso do Museu é o seu acervo (incluindo a gigantesca pá comprada ao casal Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen, que cá expuseram em 2001), a gestão cosmopolita, a "intromissão" nos roteiros artísticos internacionais, as actividades regulares para miúdos e a entrega ao público, abrindo literalmente portas durante 48 horas, na primavera, para pessoas dos 3 aos 103, oferecendo (a custo zero) exposições, concertos, teatros de rua e indoor, workshops, mimos,...
A próxima vez é a 28 e 29 de Maio.
Não percam, mas não deixem de visitá-lo em dias menos lotados.


Sem comentários:

Enviar um comentário