...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

terça-feira, 17 de maio de 2011

EU SONDO, TU SONDAS


Bem disse o outro que há por aí uma bebedeira de sondagens. Sinais comuns, sumiu a distância do PSD para o PS (será?), o BE está out, o CDS está in e há 35 a 45% de inquiridos que não sabe/não responde - imensos que ainda não viram o filme. Logo se vê.
O interessante são as letras pequenas. Exemplo, o inquérito da Marktest de 12 de Maio: foram inquiridas 805 pessoas, e a taxa de esforço (contactos suficientes para encontrar o tipo e o número de pessoas necessárias de acordo com a distribuição geográfica, o sexo e o escalão etário) foi de 26,6%. Outro exemplo, a sondagem Intercampus de 13 de Maio: 1029 pessoas, taxa de resposta de 47,9%, 21,2% respondeu não sabe/não responde e 22,4% respondeu nenhum/não votaria.
Façam as contas, parece pouca gente a responder mesmo, não é? Basta apanharem mais dois proto-eleitores da CDU para uma subida 'vertiginosa' nas sondagens. Eu sei que é os estudos de opinião são uma ciência e amostras pequenas são representativas - não negue à partida uma ciência que não conhece -, mas fica sempre a dúvida. Ainda por cima, há muuuita gente que decide se vai votar no próprio dia, e em quem votar na solidão da cabine - o resultado pode ser surpreendente.
O azar é que as próprias sondagens influenciam a votação, em particular no apoio ao vencedor 'anunciado'.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário