...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

terça-feira, 15 de março de 2011

GROTESCO

Com os anos, vamos acumulando ímans no frigorífico, retalhos da vida - tipo os aneis das árvores, ou autocolantes de lugares longíncuos em malas de viagem antigas. Trouxe o meu primeiro íman de Viena, nos idos de 1998. É a imagem duma máscara grotesca intitulada The Beaked, existente na Oesterreichische Gallerie do baixo Belvedere, um belo "anexo" do palácio de verão setecentista, no centro da cidade.
Havia lá alguns bustos do escultor Franz Xaver Messerschmidt (1736-83). Soube muito mais tarde que ainda existem 49 das 64 figuras esculpidas - porque havia 64 'caretas canónicas'... -, e a razão da sua criação: Messerschmidt perdeu o juízo (com esquizofrenia paranóide ou, como escreveram à data, confusão na cabeça), fechou-se em casa e fazia estas caras grotescas para espantar os demónios que, dizia ele, lhe apareciam de noite e lhe causavam dores, almas essas lideradas pelo Espírito da Proporção (as dores não eram ilusórias, Franz padecia da doença de Crohn). O seu método consistia em beliscar-se abaixo da última costela direita, em frente ao espelho, para captar imagens de dor, e repeti-las em bronze ou mármore...
Fica sempre a dúvida: se o homem tivesse os parafusos todos, fosse aceite como professor e continuasse a pintar umas telas e fazer uns bustos da imperatriz Marie-Térèse, se calhar não passava à história.

The Beaked





The Lecher








Afflicted with constipation
The Yawner








1 comentário:

  1. Muito bom! este alemão-austríaco contemporâneo de Goya.
    O séc.XVIII foi prolífero em artistas, de todas as áreas, que souberam representar o sublime e o grotesco da condição humana.

    ResponderEliminar