...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA AO VIVO


Nos primeiros dias, a polícia empilhou corpos para impressioná-los, mas eles continuaram. Eles querem acabar com isso de uma vez por todas, eles sabem que o regime cai nesta semana ou nunca”.
Gerard Buffett, médico francês que afirmou ter visto mais de 2000 mortos em Benghasi

Dá a impressão que estamos a assistir a dias históricos no mundo árabe, com updates diários.
Ao fim de 6 dias de turbulência, o Líder Fraternal e Guia da Revolução (desde 1969) da Grande Jamahiriya Árabe Líbia Popular e Socialista (ufa!) finca o pé: ontem, afirmou que vai lutar até à última gota de sangue, chamou ratos e drogados aos insurgentes e apelou aos comités revolucionários que defendam na rua o regime. Contratou mercenários (rumor, do Chade, Burkina-Faso, Niger e Nigéria, a 1000 dólares/dia) e mandou aviões e blindados atirarem a matar. Resultado, várias centenas de mortos - há mesmo quem avance 10000.
O filho declarou hoje que já se está a trabalhar numa nova constituição e que o pai espera ser o conselheiro em qualquer novo regime, como "um pai que aconselha". Vai tarde!!!

A tinta dascasca: os embaixadores na ONU, EUA, India e Malásia passaram para o lado dos manifestantes, o ministro do interior renuncia e apela à tropa para aderir à revolução, o ministro da Justiça e um general demitem-se e vão para Benghasi, a 2ª cidade líbia e bastião dos insurrectos, vários destacamentos militares apoiam agora os anseios dos líbios, que já dominam o leste do país e a fronteira com o Egipto, 2 pilotos recusam bombardear Benghasi e ejectam-se. Obama discursou há pouco, prometendo falar com os aliados sobre o que fazer, a ONU quer um inquérito sobre a violação dos direitos humanos e crime contra a humanidade, a França ameaça cortar relações comerciais, a UE pondera sanções, a Itália (principal aliado ocidental) começa a descolar...
Todos sem excepção sabiam quem era Khadafi, mas o homem tem as estacas da sua beduína tenda assentes na maior reserva de petróleo de África e vende 2% da produção mundial, só quando ele está a vacilar é que lhe dão um empurrão: meses depois da visita de Sócrates à tenda do amigo Khadafi, para uns contratos, o MNE Amado diz que o seu regime está ultrapassado e deve dar lugar à mudança.

p.s.: o pai do socialismo árabe e do pan-arabismo é autor de muitas pérolas, como "é anti-democrático um parlamento ter poderes para fazer as leis".

2 comentários:

  1. NÃO FUI EU!!!
    “Não faço leis, não tenho nem a força nem a autoridade para impor regras às pessoas”, disse hoja Khadafi em entrevista telefónica à TV líbia, alegando que é como a rainha de Inglaterra, que “não tem autoridade”. Acrescenta: “A rainha Isabel II de Inglaterra governa há mais tempo que eu e ainda não foi derrubada”.
    TADINHO do Calimero.

    ResponderEliminar
  2. Volte-face: Khadafi estava a conseguir esmagar a revolução, mas prometeu um cessar-fogo, depois do concelho de segurança da ONU aprovar a resolução 19/73 (5 abstenções e 10 votos a favor, incluindo Portugal - que preside ao comité de sanções à líbia, meses depois de Sócrates considerar Khadafi um líder carismático, vejam a ironia) que permite o uso da força para defender a população.
    As más notícias repetem-se: no Iémen morreram hoje 42 manifestantes, no Barhein foi aumentada a repressão e morte de cidadãos (com a ajuda de tropas sauditas), decretado o estado de sítio e demolida o monumento da praça Pérola, onde se reuniam os "protestantes".

    ResponderEliminar