...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 5 de fevereiro de 2011

EDUARDO GAGEIRO, A EXPOSIÇÃO

Tem uma nova exposição, "Retratos com Histórias". Há sempre histórias por trás dos retratos?
Sempre. Esta exposição foi um convite da Kameraphoto - um colectivo de fotógrafos fantásticos -, que me me sugeriu que mostrasse os retratos que fiz nos anos 50 ou 60. Foi o Valter Vinagre que seleccionou as imagens. Os meus retratos não são clássicos. Não gosto do "Olhe para a máquina". Mas houve retratos muito complicados.
Quais?
O do bailarino Rudolf Nureyev. Como conhecia bem o São Carlos, pus-me num corredor por onde ele tinha de passar e esperei. Quando ele passou gritei: "Um minuto." Só tenho aquela fotografia. A do Orson Wells também foi complicada.
Porquê?
Ele era inacessível. Esteve em Portugal, mas só o apanhávamos a entrar e a sair do Hotel do Guincho. Como eu era amigo do dono do hotel pedi-lhe que intercedesse por mim. O sr. Wells lá condescendeu, mas avisaram-me: "Tens de ser rápido." A única coisa que lhe pedi foi que se aproximasse da janela. Fiz duas fotografias.
Ele foi simpático?
Nem por isso. Num retrato é importante que haja uma empatia entre fotógrafo e fotografado. Se não existe, isso reflecte-se nos olhos do retratado. Vê-se que Orson Wells estava ali a aturar-me.
Como conseguiu fotografar a actriz Gina Lollobrigida?
Foi em 1967, na festa dos milionários Patiño. Eles tinham um fotógrafo estrangeiro e um português, um bate-chapas de quem não vou dizer o nome. O resto ficava ao portão. De repente vejo um tipo que eu conhecia dentro de um carro e pedi-lhe que me deixasse esconder no banco de trás. Parecia uma criança numa loja de brinquedos. Aquilo era só vedetas. Fiz dez fotos e fui expulso. O fotógrafo português entregou-me à segurança.
Na exposição, quais são as fotografias mais marcantes?
Há muitas. A do Raul Solnado é inusitada. Tinha combinado uma reportagem com ele e como estava para breve a inauguração da ponte sobre o Tejo sugeri irmos para lá. Ele era um tipo fantástico, das melhores pessoas que conheci. Fizemos coisas malucas, como a fotografia dele no esgoto. Também gosto muito da fotografia da Amália a sair do carro. Ela parece estar num sítio estranho, com crianças que não lhe ligam nenhuma, e no meio da confusão está como uma diva. Também tenho uma história engraçada com o Torga.
Com o retrato em que ele está de meias?
Nessa altura eu era fotógrafo do presidente Eanes e andava a fazer um livro sobre o Alentejo, mas não tinha ninguém para escrever o texto. O Eanes pôs-me em contacto com o Torga. Ele aceitou, mas disse-me que cobrava cem contos. Um dinheirão em 1985. Quando conheci Torga, aproveitei para o fotografar, mas pensei: "Tramaste-me com os 100 contos, tramo-te com as meias." (Risos.) Não sou nada vingativo e aquilo ficou giro. Mas a história não termina aqui.
O que é que aconteceu?
Fui a Coimbra com o recibo do pagamento e ofereço-lhe umas fotos minhas do Alentejo. No meio da conversa, ele abre o armário e pergunta: "Já leu o meu último diário?" Respondi: "Não li, sr. doutor." Ele tinha montes de livros no armário, tinha acabado de receber 100 contos e responde-me: "Vendem aqui em baixo, na livraria." Não gostei, claro. Depois pedi-lhe um autógrafo e ele não achou graça.
No retrato de Sophia de Mello Breyner parece que não está ali um fotógrafo. Como consegue passar despercebido?
Já conhecia a Sophia de quando trabalhava na revista "Eva" e ela simpatizou comigo. Estava muito à vontade. Era quase da família. Naquele caso ela estava em casa assim e limitei-me a disparar. Era uma mulher com uma postura corporal fantástica, elegante, muito educada, e confiava em mim.
Como se conquista essa confiança?
Sendo uma pessoa credível, conversando com o fotografado e criando uma relação de confiança. Só duas pessoas é que me pediram para ver as fotos antes.
Quem?
O Cavaco Silva, na altura em que era primeiro-ministro, e o Champalimaud.
Porquê?
Estava a fazer um livro chamado "Revelações" e queria fazer retratos diferentes. Por exemplo, fotografei o Vergílio Ferreira a tocar violino para os amigos e o Jorge Sampaio, que é um melómano, fotografei-o com uma batuta a simular uma orquestra. O Champalimaud quis fotografá-lo de luvas de boxe, como um lutador, e consegui. Mas os filhos ficaram preocupados e tive de lá ir mostrar a fotografia antes. Ele gostou e depois de lhe enviar um exemplar do livro mandou-me uma carta muito simpática e um cheque para pagar a oferta. O Cavaco fotografei-o com um cão ao colo.
Como correu essa sessão?
Inicialmente queria fotografá-lo como professor de York, com aquele fato académico. Estava tudo combinado, luzes montadas, mas no último momento desistiu. O assessor explicou-me que ele queria ficar como primeiro-ministro. Eh pá, mas como é que se fotografa como primeiro ministro? Aparece-me o Cavaco com uma central telefónica. Fiquei aflito. Ele agora está diferente, não tão frio.
Fotografou-o assim?
Tive de o fazer. Mas como o chefe de segurança me tinha dito que ele gostava de um cão sugeri que fossem buscar o bicho. Lá veio o cão. Primeiro fotografei com o cãozinho aos pés, depois ao lado, a seguir ao colo. Anos mais tarde perguntei ao assessor dele a razão da desconfiança. Descobri que outro fotógrafo disse-lhe eu ia lá para o tramar. Agora até brinca com a foto. Numa apresentação à imprensa, disse: "Este homem conseguiu pôr-me um cão ao colo."
Jornal i, 15.1.2011

antónio salazar 1962
antónio de spínola 1974, 2º lugar world press photo 1975
amália rodrigues 1971
orson wells
josé régio 1968
josé cardoso pires 1984
maria joão pires 2000
jorge de sena 1970
jaime cortesão 1962

miguel torga 1985
frederico gama carvalho
raul solnado 1966
maria lamas 1976
carlos paredes 1988
rosa ramalho 1968
eunice muñoz 1966
sophia de mello brayner 1964

Sem comentários:

Enviar um comentário