...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 13 de fevereiro de 2010

OLHA PARA O QUE EU DIGO...


"Os impostos são aquilo que se paga para se ter uma sociedade civilizada." Oliver Wendell Holmes
"Só pagam impostos os que não têm com que pagá-los." Sofocleto

Manda a etiqueta que não se fala à mesa de religião e de política. Acrescentaria sexo e dinheiro, para ninguém se envergonhar ou causar inveja, conforme o caso. Mas hoje queria falar de dinheiro.
Um colega contou-me que o genro tem uma empresa e que, em caso de acidente (sic), o património está no nome do senhorio, um empresa S.A. com os mesmos sócios da “inquilina”. O mesmo quer dizer, em caso de gestão incompetente/danosa ou de incumprimento de devedores, ficam a arder os credores que existirem. Um dominó. Esta do “um gajo tem que se safar, se quer sobreviver” faz-me confusão.

Outra senhora falava de injustiça: “Veja lá que os meus sobrinhos andam em faculdades diferentes, um tem direito a bolsa e a outra não; o meu cunhado declara o salário mínimo, como é isso possível?”
Perguntei-lhe o que fazia o cunhado. “É empresário”.
O cidadão chama ladrão ao merceeiro, enquanto esconde uma maçã no bolso...

Como trabalhador por conta de outrem, pago os meus impostos todos. Irrita-me que um gajo ganhe o triplo e pague um terço de IRS. Como diria o saudoso Almirante Pinheiro de Azevedo quando foi sequestrado no parlamento por operários descontentes, é uma coisa que me chateia.
Tenho muitos colegas profissionais liberais, desde anarcas a alegristas, que fogem ao fisco. Apenas com alguns mais próximos, porque a discussão franca não deixa sequelas, já abordei o assunto. Acham eles 1) deixa-te de hipocrisias, foge quem pode e 2) ladrões são os que te levam o dinheiro, para gastarem mal, e/ou com os próprios e os amigos, sem proporcionarem serviços em condições.
Argumentos de peso. Palavra que não sei o que faria na situação deles, e é facto que mais dinheiro não faria obrigatoriamente um melhor Estado.

5 comentários:

  1. pois é. o povo português gosta muito de exigir todos os seus direitos, mas depois esquece-se dos seus deveres - cambada de tolos irresponsáveis

    ResponderEliminar
  2. nem mais,

    mas se houvesse mais dinheiro porque TODOS voluntariamente pagássemos mais impostos, quase que aposto que TODOS exigiríamos um melhor Estado.

    andamos a concordar demasiado...

    ResponderEliminar
  3. a mim ainda me chateia mais o Estado não dar o exemplo e, quando é devedor, não pagar a tempo e horas, e sem juros nem multas pela falta

    e aqui está a base da questão, ou se é pessoa de bem ou não

    ResponderEliminar
  4. demais a BD, como sempre muito bem ilustrado

    ResponderEliminar
  5. et por cause...temos aquilo que merecemos. Quem nos governa foi por nós eleito e na verdade este povo não faz por merecer melhor. Na sua génese elementar fomos mas já não somos. Morremos algures e agora desculpa-nos da nossa errática demanda. Alegremo-nos, é Carnaval...

    ResponderEliminar