...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 23 de janeiro de 2010

Centenário da República


A nova Praça do Comércio é a principal obra que assinalará o centenário da República (o porquê ninguém sabe).
Será inaugurada em Maio pelo último monarca absolutista europeu e que ali realizará um comício ritualizado para a sua gente.
Somos Cidadãos, Não somos súbditos. Não deveria ser isto que deveríamos estar a comemorar?
Haja decoro...

Pedro Mendonça

8 comentários:

  1. :) Pedro, estive quase a comentar o "...que se virá..." mas foste a tempo.
    Sim, somos cidadãos. Não sei quem decidiu essa inauguração... Talvez alguma pressão da igreja católica para mostrar ao povo a sua força. Uma operação de marketing, é o que chamo.

    ResponderEliminar
  2. Ó amigo anti-clerical, há algum mal em estrear uma praça com uma missa duma religião, que por acaso é maioritária em Portugal?
    Para ti (e para mim) a igreja diz pouco, mas essa instituição - e o seu líder - diz muito a muita gente, que encontra nela algum amparo.

    Há alguma religião em que os chefes são eleitos? Não confundamos religião, república e democracia.

    ResponderEliminar
  3. Correcção: o papa até é eleito - pelos pares.
    Com intervenção do espírito santo (para quem acredita).

    ResponderEliminar
  4. Falo da ocasião: comemoração dos 100 anos da instauração da república. Respeito a fé dos outros, acho incomum comemorar o regime que prima pela separação religião/Estado com uma grande missa. Acho incorrecto, sendo ele chefe de estado vitalício comemorar a instauração da república que acabou (excepção da ditadura salazarista)com a eternidade na chefia de estado.

    não há defesa na decisão de Portugal em comemorar a República desta forma.

    ResponderEliminar
  5. ah, os poderes do Papa que também é Chefe do Estado do Vaticano são absolutos e vitalícios Luís. Sua Santidade... isto diz tudo acerca da democracia do Vaticano. Isto pode ser discurso crítico à Igreja Católica mas respeita com certeza a fé dos crentes.

    ResponderEliminar
  6. O papa pode estrear a praça, mas não vem cá para celebrar a república: ele não é o artista convidado, nem cabeça de cartaz da comemoração do centenário.

    ResponderEliminar
  7. Eu é que vou estrear a praça :) Vou lá tirar umas fotos impecáveis, se me deixarem. De bicicleta, claro. Porque nos comboios as biclas não pagam.
    Em relação à democracia do Vaticano, aconselho a lerem o livro "A Família", do Mário Puzo. O enredo do livro tem a ver com a ascensão da família Bórgia, que deu origem à primeira família da Mafia.

    ResponderEliminar
  8. ...E ainda vão pôr estátuas do Buiça e do Costa no lugar "deles".
    ...E o cavalo do D.José - que estará de costas - vai passar a ostentar uns cagalhões dignos de um equídeo real. É surpresa!
    Para o "verdadeiro" rei ver e inaugurar, e a carbonária do sec.XXI aplaudir.
    Cena mais portuguesa do que esta, não há...

    ResponderEliminar