...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MÃE, OBRIGADO PELO FERIADO


Ontem, comentei com um colega mais velho que era uma maravilha aparecer um feriadito de vez em quando, mesmo sem saber a razão da data. “É dedicado a N. Sra. da Conceição e, no meu tempo, era este o dia da mãe”, foi a resposta-esclarecimento.
A melhor imagem que me ocorre para ilustrar o dia da mãe é a Pietá de Michelangelo, encomendada pelo Cardeal Lagraulas em 1498, no melhor mármore de Carrara, e pronta no ano seguinte.
Tive a graça de ver a estátua ao vivo - tira o fôlego pelo detalhe dos corpos e dos tecidos, o semblante puro e resignado de Maria, a perfeição da forma como a mãe abraça totalmente o seu filho adulto (mediante desproporções). M. justificou o rosto jovem de Maria com “as pessoas apaixonadas por Deus não envelhecem”.
A hiperpolida escultura foi atacada a martelo por um louco em 1972, sendo desfigurada no olho e nariz. Desde então, está protegida por um vidro.
Querem acreditar que o estafermo do Buonarroti conseguiu uma das maiores obras-primas da história (e várias são dele, como a capela sistina) com 23, repito, 23 anos?

3 comentários:

  1. Este dia é também o aniversário de casamento dos meus Pais. 41 anos do sublime e do grotesco; das alegrias e tristezas; de saúde e doenças que fazem parte da vida de um casal.
    Parabéns, mamã, papá e obrigado por serem quem são.

    Michelangelo Buonarroti teve a sorte e o azar de viver num tempo sem TV, Spectrum e Playstation. De ter conhecido o Cardeal Lagraulas e de ter um enorme talento e vontade de trabalhar.

    ResponderEliminar
  2. obrigado Luís. Uma vez mais :) deixo a pergunta? no seu tempo este ilustre artista criou e deixou-nos obra e beleza. O que estamos nós a deixar aos que virão? Provavelmente rancor e ódio por lhes termos impossibilitado um futuro...abraço. JF

    ResponderEliminar
  3. olhe que não. olhe que não :)
    Aos que virão, dirão que também lhes deixámos beleza e obra. Que tivemos paciência e talento maior que o do Buonarroti para diminuir o rancor,o ódio e a ganância.

    Protestando sem rancor quando tem de ser e jogando um 'xadrez' que a História, todas as histórias nos ensinaram a 'jogar'.

    O futuro não passa de uma maravilhosa incógnita.

    ResponderEliminar