...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 28 de junho de 2014

EFEITO BORBOLETA

 
Faz hoje 100 anos, às 10.45 da manhã, o servo-bósnio Gravilo Princip aproveitou a passagem do arquiduque Francisco Fernando Carlos Luís José Maria por Sarajevo e alvejou o herdeiro do império austro-húngaro, que incluía parte dos balcãs.
Passaria pela cabeça do nacionalista que a morte do sobrinho da princesa Sissi espoletaria uma série de eventos, e que depois de um mês certinho de beligerância diplomática (com a Áustria a responsabilizar a Sérvia pelo sucedido, com alguma razão), começava uma guerra que se espalharia da europa aos 5 continentes?
Imaginaria o rapaz de 19 anos que a sua pontaria levaria à morte de 10 milhões de civis e de 9 dos 70 milhões de militares mobilizados, pessoas que não tinham nada a ver com o assunto e nem sequer sabiam onde era a Bósnia: portugueses e espanhóis, brasileiros e costariquenhos, neozelandeses e australianos, indianos e rodesianos, japoneses...**
Faria ideia que, ao fim de 4 anos, a europa seria retalhada, com a implosão do império austro-húngaro (dividido em Áustria, Hungria, Checoslováquia, Jugoslávia - bingo para Princip! - e integração de territórios na Roménia e na restaurada Polónia), o ocaso do império otomano (ficou a Turquia, foi-se parte da arábia, a França abocanhou a Síria e o Líbano, o Reino Unido ficou com a tutela da Palestina  e do Iraque; a Albânia e o Kuwait já tinham 'partido' em 1913), o downsizing do império alemão (perdeu as colónias e de 13% do seu território para a França, Bélgica, Dinamarca, Checoslováquia, Polónia e Lituânia) e a mutilação do império russo (independência da Finlândia e dos estados bálticos, entrega de territórios à Roménia e à Polónia)?
Imaginaria ele que, em 1918, a Rússia fosse comunista (adeus Romanov) e a Alemanha, a Áustria, a Hungria republicanas (adeus Hohenzollern e Habsburgos), seguidas pela Turquia em 1922 (adeus sultão)?
Sonharia ele que a humilhação da Alemanha levaria a outra guerra (na verdade, o 2º round), 20 anos depois, e que depois dela a sua Jugoslávia estaria sujeita ao amplexo de Estaline? 
Soubesse Gravilo os 'danos colaterais' dos seus tiros, faria o mesmo?
E se o motorista de Francisco fosse por outra rua**, ou Princip apanhasse um resfriado e ficasse nesse dia em casa, a caldos de galinha?
E se tivesse fraca pontaria?
 
* de um lado, a Alemanha, a Áustria-Hungria, a Bulgária e o império otomano, do outro o império britânico, a França,  a Bélgica, a Sérvia e a Roménia, a Rússia, a Itália (inicialmente na Tríplice Aliança), a Grécia, Portugal, os E.U.A., o Japão e o Brasil.
** quase um acaso: o arquiduque e a mulher escaparam nessa manhã a outro atentado com uma granada, resolveram visitar as vítimas no hospital e, depois, perderam-se a caminho do hospital, passando na rua onde estava Princip.  
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário