...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 31 de março de 2014

RELATIVIZA

 
 
Depois de 48 anos atrás das grades, um homem condenado à morte foi libertado há  dias,  no Japão. Em todo o mundo, ele foi o prisioneiro que passou mais tampo (acima de 30 anos) no corredor da morte - sem poder falar com outros presos, ver televisão ou ler livremente.
Iwao Hakamada tem 78 anos e foi provavelmente preso por engano, acusado de matar o patrão, a mulher e os 2 filhos, incendiando depois a casa da família. Preso em 1966, condenado à morte em 1968 e com pena confirmada em 1980, Hakamada sempre insistiu que foi forçado pela polícia a assinar a confissão, ao fim de 20 dias de espancamentos. Novas provas e testes de ADN (de sangue encontrado em amostras da alegada roupa do assassino) indicam que o homem estará inocente - foi libertado e aguarda novo julgamento.
Hakamada sofre de doença mental (a espera pelo enforcamento teve consequências, e começou a mostrar-se confuso e desorientado, enchendo as cartas enviadas à família com rabiscos sem sentido) e mostrou-se apático aquando da saída da prisão - consta que, quando o advogado lhe deu a notícia, 'pareceu entender, mas não expressou nenhuma alegria com a notícia'.
Pormenor sádico, no Japão, a pena de morte é executada sem aviso - o homem viveu décadas a acordar todos os dias, sem saber se esse era o último. E sem culpa nenhuma.
 
Face ao exposto:
Triste porque não conseguiste nota para medicina?
Chateado porque o salário não chega?
Danado com o teu chefe?
Possesso porque erraste um número no euromilhões?
Amor não correspondido?
Colérico com uma vida madrasta?
Relativiza.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário