...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SCALABITANDO

CONVENTO DE S. FRANCISCO
Fundado em 1242 por Sancho II, 2 anos após a chegada dos frades mendicantes a Santarém. A igreja foi concluída em cerca de 1282, e o claustro foi iniciado no sec. XIV, sofrendo aumentos no século seguinte. As obras de reconstrução, nos sec. XVI e XVII, deram-lhe o traço renascentista e maneirista. D. Fernando foi aqui enterrado em 1383 (o corpo foi transladado para o convento do Carmo no século passado - também em ruínas, diga-se -, depois de décadas de deterioração do convento, agravada pelo incêndio de 1940) e D. João II aqui prestou juramento como rei. A igreja e o claustro foram 'casa' do regimento de cavalaria nº 4.   







Diria J Hermano Saraiva, apontando para os degraus largos, foi aqui que Pedro ganhou os cognomes de Justiceiro e de Cruel: nesta calçada pereceram 2 dos 3 assassinos de Inês de Castro - Álvaro Gonçalves e Pero Coelho (Diogo Lopes Pacheco fugira para Espanha) -, a um arrancaram o coração pelo peito, ao outro pelas costas. Além, no paço, Pedro assistia da varanda. 




IGREJA DO SEMINÁRIO (SÉ)
ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas, de fachada maneirista e interior barroco, erguida sobre os paços reais, doados por D. João IV. A construção decorreu entre 1647 e 1711.


PORTAS DO SOL






Sem comentários:

Enviar um comentário