...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 3 de julho de 2013

ROMA

Acabei de ler o Monte dos Vendavais (em tempos uma amiga disse-me estar a ler o Morro dos Ventos Uivantes, uma hilariante tradução), e foi um sofrimento: 30 anos duma família completamente disfuncional e endogâmica de 9 pessoas, uns cruéis como o diabo, outros mimados, outros mentalmente desarranjados, to say the least
Também por isso estou muito satisfeito com o livro que lhe sucedeu: Roma Ascensão e Queda de um Império. Quem já deu uma olhada por estas páginas, saberá que tenho uma simpatia especial pela Roma antiga.
De facto, aquilo foi uma sucessão de desentendimentos, da qual temos uma noção enviezada, porque a história é feita pelos vencedores e, ainda hoje, deve correr sangue no Tibre, tal a quantidade de perdedores destinados ao anonimato. Uma nota especial para Cícero, que romano-novo que ganhou a eternidade porque guardava a correspondência que enviava e recebia, e tinha um escriba metódico que lhe 'estenografava' os discursos, em algo mais durável que tabuinhas de cera.  
Mas, por outro lado, como bem se escreve no prefácio, sabe-se mais da Roma bimilenar que de qualquer outra sociedade anterior ao séc. XV. 
Porque não se fiaram na história oral e deixaram as coisas escritas, ficámos a saber o que comiam e bebiam (vinho aguado), que tinham esgotos (incipientes), quais os seus festivais, os mentideros políticos, como eram as casas e templos, que trocas comerciais faziam, ...
O que tinham os gajos de diferente, para aguentarem umas fronteiras esticadas ao limite? Sorte (se Aníbal não tivesse dado a volta, só parava no Capitolino) e uma tropa muito bem organizada.
 
Baker é um historiador de massas, tendo sido colaborador da BBC - aliás, este livro foi usado numa série televisiva. Diria que estilo escorreito - não se consegue meter o Rossio na Betesga, e tem que se contar tudo em marcha acelerada -  é um ótimo teaser para pessoas interessadas. São é muitos nomes, claro, mas toda a gente já ouviu falar de muitos deles, é uma questão de fazer puzzle.
 
Duas sugestões romanceadas para quem gosta: Eu, Cláudio (Robert Graves) e Memórias de Adriano (Margerite Yourcenar). Para 'policiais' a aventura, é escolher uma série de Steven Saylor, Simon Scarrow ou Lindsey Davis.
 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário