...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O BOM SELVAGEM?

Karen Wynn, psicóloga de Yale, fez algumas experiências com crianças e bebés de 3 a 6 meses, concluindo que as crianças nascem com noções de bem e de mal, e com preconceitos - tudo por selecção natural e instinto de sobrevivência:
1. Um tigre de peluche tenta abrir uma caixa com brinquedos e um cão de camisola amarela dá uma ajuda; a cena repete-se e um cão de camisola azul impede o intento. Apresentados os 2 cães a bebés, mais de 3/4 deles escolhem o cão 'simpático'.
2. Um de 2 coelhos não devolve a bola que o tigre deixou cair; a seguir, o coelho 'mau' tenta abrir a caixa dos brinquedos, um dos cães ajuda e o outro fecha-a. 81% dos bebés escolheu o peluche que 'castigou' o coelho mal-comportado.
3. Terceira situação, dá-se a escolher 2 taças com cereais diferentes. A grande maioria dos bebés escolhe o peluche que 'gosta' da taça com os seus cereais preferidos (o seu 'semelhante') - e, a seguir, escolhe o cão que impede o peluche que preferiu os outros cereais (o 'outro'), de abrir a caixa dos brinquedos.
4. As crianças escolhem alternativas de 'recompensas' emparelhadas para si e para um miúdo que, alegadamente, chegará mais tarde. Pois as crianças mais novas preferem receber menos fichas, se ainda assim ficarem com mais que o outro (por exemplo, 2-1 em vez de 4-4). Aos 8 anos, a maioria escolhe as opções mais igualitárias, a partir dos 9, opta pelas alternativas mais generosas com o outro.
Conclusão: Rosseau estava enganado, porque o homem não é uma criatura boa por natureza, corrompida pela sociedade; Maquiavel e Hobbes estavam enganados porque diziam que o homem é mau por natureza; Kant estava enganado, ao achar que o homem nasce sem moral.
  


Sem comentários:

Enviar um comentário