...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 10 de março de 2013

QUERES FIADO, TOMA!

Fátima 1958 * Eduardo Gageiro
   

O novo Papa Francisco escolheu o perdão como tema da sua primeira oração dominical do Ângelus na Praça de São Pedro: "Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que cansamos de pedir perdão".
 
Mário Soares disse um dia que não lhe tinha sido concedida a graça da fé. Entre muitas, perdeu uma vantagem particular, a crença no perdão dos pecados. Mas não me parece assim tão simples, não bastarão umas idas à missa, uma penitência e/ou algum esmolar, para pôr o contador a zeros e dar créditos para cuspir na sopa e bater na avó, até ao domingo seguinte.
A existir (e quem viu o filme A Vida de Pi sabe como a vida é mais interessante com Ele), Deus não é um merceeiro, de lápis na orelha, que assenta os pecados no livro de fiados, a pagar com orações por atacado.
Assim, desconfio que muita gente tem uma surpresa quando bate à porta do Pescador. Por exemplo, Torquemada pode não ter sido muito bem recebido, deve até ter recebido um castigo como Sísifo, e ainda hoje empurra uma pedra até ao cimo duma montanha, para ela rolar de novo ao sopé. 
Pois é, entre os crentes, os mais perigosos são os que acreditam ter uma missão purificadora, e são implacáveis a pelejar contra os seus moinhos de vento. Acreditando estar perto do seu Senhor, estão é bem longe do Nirvana.
Há uns anos, pessoa que conheço afirmou ir a Fátima pedir perdão pelas injustiças que cometia. O seu interlocutor respondeu 'Que tal ires a Fátima pedir para não seres injusto?'.
Eu não diria melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário