...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 17 de fevereiro de 2013

INSPECÇÃO SANITÁRIA

Upton Sinclair recebeu uma encomenda do jornal Appeal to Reason, escrever um livro panfletário que mostrasse a corrupção, iniquidade, ganância e avareza do sistema industrial capitalista, e enaltecesse o socialismo. ‘A Selva’, saída do prelo em 1906, retrata uma família de imigrantes lituanos de passa ‘as passas do Algarve’ até que o protagonista, Jurgis Rudkus, se revê num discurso (que ouve por acaso, quando entra numa sala para fugir ao frio), se torna socialista e a sua vida melhora.
O problema de Sinclair é que os leitores ficaram menos impressionados com a exploração laboral nos matadouros de Chicago (crianças que mal chegavam às bancas de trabalho, trabalhadores fechados em caves escuras e húmidas durante semanas a fio, por salários liliputianos), do que com as condições de fabrico das salsichas e carne enlatada – cuja ‘massa’ incluía carne pútrida, uma mistura de especiarias originais, ratos e as suas fezes, rodenticidas, ocasionalmente pontas de dedos, água suja, ferrugem e pontas de cigarro. Tudo com a ‘miopia’ de inspectores subornados.
O escritor foi cristalino, ‘quis atingir o coração das pessoas, e acertei nos seus estômagos’.
 
O livro teve um enorme sucesso (1 milhão de cópias vendidas no 1º ano) e teve repercussões, mas não as esperadas: enojado, o presidente Theodore Roosevelt mandou 2 comissários a Chicago, para tirar o assunto a limpo e ver se não seria exagero do socialista.
Apesar dos industriais terem sido avisados da visita-surpresa (e varrido a sujeira para baixo do tapete, durante 3 semanas), os investigadores concluíram que a situação era 100 vezes pior que a descrita por Sinclair: trabalhadores com doenças de pele e doenças contagiosas, operários tuberculosos a cuspir sangue para o chão, latrinas junto dos postos de trabalho (sem água e sabão para a lavagem das mãos), refeições no local onde se processava a carne, alteração química de carne estragada.

Semanas depois, eram aprovadas no Congresso as leis gémeas, o Meat Inspection Act (que instituía o exame dos animais antes do abate, o exame de todas as carcaças, padrões sanitários nas indústrias da carne e a inspecção oficial permanente das operações) e o Pure Food and Drug Act (de facto, o título era Act for Preventing the Manufacture, Sale, or Transportation of Adulterated or Misbranded or Poisonous or Deleterious Foods, Drugs, Medicines, and Liquors, and for Regulating Traffic Therein, and for Other Purposes, uf!).

Esta legislação não se deve apenas a Sinclair, mas também à pressão de movimentos progressistas (liderados por organizações de mulheres activistas) que, havia 2 décadas, tentavam impor a regulação do sector, contra um Congresso reticente - cruzada que teve o auxílio dos jornais, que expunham casos de publicidade enganosa e adulteração de drogas e alimentos. A isto se junta um funcionário público, que foi montando paulatinamente um organismo regulador, para o qual foi conseguindo competências legais, Harvey Washington Wiley de sua graça. 


Storeroom at Chicago Union Stockyards. 1890


Burns plant. 1900

 

Meat packing factory, Chicago. 1904

Butchers during stockyard strike, Chicago. 1904, Chicago Daily News (Chicago History Museum)

Scalding hogs before scraping at a meat processing plant at the Stockyards, Chigago. 1905
Swift & Co. packing house, Chicago. 1905 (Library of Congress)




Making sausage at the stockyards, Chicago. 1907

Hanging sausage to dry at the Stockyards, Chicago. 1907

Chicago slaughterhouse

Workers knocking cattle before slaughter at Swift & Co. around 1906. (Library of Congress)
 
Killing floor at Swift & Co., Chicago. 1906 (Library of Congress)

Splitting backbones and final inspection before cooling, Swift & Co. Chicago stockyards. 1906

Meat inspectors at Swift & Co. Chicago stockyards. c.1906


Inspection of carcasses. 1910 (Bureau of Animal Industry, National Archives)

Workers packing chipped beef. 1910 (Bureau of Animal Industry, National Archives)

Meat inspectors, branding smoked hams. 1910 (Bureau of Animal Industry, National Archives)

Cudahy Packing Co., Omaha. 1910 (Bureau of Animal Industry, National Archives)


Butchers carving a cow at Farris & Co. 1900-15. (Florida State Archives)


H. R. Manthei grades beef in the cooler of Chicago meatpackers Wilson & Co. 1948


Employees of the Federal Meat Inspection Service check over the internal organs of pigs. 1950s
                    

Sem comentários:

Enviar um comentário