...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

POSTAIS ANTIGOS (XXXII) - GUARDA

Praça Luiz de camões e Sé, 1913-8-2
 Chalet A B do sanatório Souza Martins
Chatets do sanatorio Souza Martins
 Largo Serpa Pinto em dia de neve, 1920-8-11
Filial do banco de Portugal, 1913-7-7

Guarda, 7-7º-913
Ex.ma Menina Annica:
Tenho descurado em responder às suas noticias, eu que nunca o devia fazer. Mas creio me perdoará. Vim passar um mêz à Guarda, estou no Hotel Central, pª onde espero, se dignará dar-me as suas ordens. Creia que com isso me dará immenso prazer. Sabe que isto foi uma cousa resolvida à hora; como meu cunhado vinha passar cá 3 mezes, lá em casa quizeram que eu viesse tomar estes ares. Está claro que elle está numa casa onde estão outros doentes, e eu no hotel, pois o medico não quiz que eu fosse para essas casas. Tem tocado mto? Eu trouxe algumas musicas mas ainda não tive occasião de tocar.
Hontem no animatographo, um infeliz pianista maltratou quantas musicas tocou. Calcule que nem mesmo a Casta Suzanna se podia ouvir. Verdade seja que a casa estava às escuras enquanto corriam as fitas...Por isso tem desculpa... Isto é mto mais bonito que Beja, apezar de dizerem que é feia, fria e farta; fria é feia não. Tem lindas casas e bons passeios.
Termino, pedindo os meus cumprimentos pª seus Ex.mos Papás e manas, beijos á Michaela. Para V. Ex.ª mtas lembranças e a eterna gratidão do José Rocha

Pelos postais, desde 1910 que José (1894-1962) conhecia e se correspondia com as irmãs Costa. E fazia uma discretíssima corte à mais velha, Ana (1895-1986). Os meus bisavós viriam a juntar-se, não sem antes ela casar e enviuvar, entre 1918 e 1920. As únicas provas da existência do 1º marido de quem ela nunca falava, um tal de Pestana, são um dicionário e uns postais dele para a pequena cunhada doente.  

Sem comentários:

Enviar um comentário