...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 11 de julho de 2011

MNAA 4. O NOSSO BOSCH

Hieronymus Bosch é um dos meus pintores preferidos, a quem já dediquei um post. Como então escrevi, foi o primeiro surrealista, com as suas telas oníricas - tipo alice no país das maravilhas, mas mais para o pesadelo. Lá estão pessoas deformadas, meio gente-meio animal, o fogo e a destruição.  
Só existem 7 quadros com autoria confirmada, e um deles está no MNAA, A Tentação de Santo Antão (1495-1500). Existem cerca de 16 cópias/réplicas deste quadro, mas crê-se que a existente no Museu de Arte de São Paulo é mesmo de Bosch, provavelmente uma primeira versão do tríptico.
No caso do nosso quadro, os seres bestiais não são despropositados: Santo Antão, asceta egípcio do séc. III, deu os seus bens aos necessitados, renunciou ao mundo e ao pecado, e foi meditar para o deserto.
Aí levou uma vida de eremita durante 20 anos, e foi assaltado por tentações diabólicas [pode ter sido só desidratação, digo eu].
A tudo resistiu, pela renúncia e pela fé.

Um dos meus livros de educação visual, no ciclo, tinha por título Ver Não é Só Olhar.
E, ao ver um quadro, saber o que significam as figuras, faz toda a diferença.
Façamos uma experiência: observe-se a primeira imagem do tríptico em pormenor (ao clicar na imagem, ela amplia, tal como as restantes), sem audioguide.
Quando se estiver satisfeito, avancemos para as explicações. É outro quadro, não é?

tríptico

paineis exteriores
Nas faces exteriores dos paineis laterais, vistos quando fechados, apresentam a prisão de Cristo junto de Judas e S. Pedro, e Cristo no caminho do calvário, com Santa Verónica a seus pés.

painel esquerdo
O painel esquerdo, "a ascensão e queda de Santo Antão", mostra no topo o santo levado no céu por demónios (em cima) e, ao centro, o santo transportado por 2 religiosos e 1 leigo, enquanto atrás algumas figuras bestiais vestidas de religiosos se dirigem a uma construção acessível através dum homem ajoelhado (símbolo dum prostíbulo); sob a ponte, 3 figuras lêem uma carta, enquanto um bicho patinador lhes leva outra carta, com a assinatura de Bosch.




 painel central
No painel central, destaca-se um torre em ruínas coberta de imagens do antigo testamento e, no seu interior, Cristo no altar e o santo (refugiado na fé e com ar sereno) fazem o sinal da benção. Cá fora, ardem aldeias e convivem seres animalescos.






painel direito
No painel direito, "a meditação de Santo Antão", uma mulher nua tenta seduzir o santo, e o mesmo fazem uns demónios com comida e bebida. Em segundo plano, vê-se um homem empunhando uma espada contra um monstro, e uma cena de batalha. No céu, mais um demónio voador transporta uma mulher.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário