...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 4 de junho de 2011

EU SEI QUE NÃO APETECE


NÃO HÁ NADA DE ERRADO
COM AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA,
SIMPLESMENTE SERÃO GOVERNADOS
POR AQUELES QUE GOSTAM. *
Platão

NEUTRO É QUEM JÁ SE DECIDIU
PELO MAIS FORTE.
Max Weber

Eu sei que não apetece, sei que votar parece que não adianta porque estamos num caminho de via única, a descer e independente do ganhador.
E sei que, como disse Drummond de Andrade, "um partido político é um agrupamento de cidadãos para a defesa abstracta de princípios e a elevação concreta de alguns cidadãos".
Sei isso.

Mas também é verdade que não vale criticar o tempo todo, engrossar manifestações de protesto e, quando (apenas) episodicamente a nossa opinião conta, recusemos participar - malta da geração à  rasca, não ousem baldar-se!
E sei que, embora pareça, os 12 ou 13 partidos não são todos "iguaizinhos", há muita escolha. Mesmo para eleger um deputado do nanopartido, em vez do 98º do partido grande. 
E sei que não estamos condenados a ter sempre os mesmos no poder, até ao dia do juízo final, só depende de nós - todos.
E também sei que a falta de comparência, os nulos e brancos são como votar por procuração, decidem os outros que põem a cruz num dos quadradinhos.
E há um pequeno pormenor, milhões de pessoas lutam, e morrem, por este direito (e também passámos por isso, já agora) - deve ter a sua importância.
Por tudo isto, VOTEM. Num qualquer, mesmo naquele partido cujo nome não podemos pronunciar, qual Voldemort.  


* Na versão de Rui Tavares, Platão terá dito "O castigo por não te interessares pela política é seres governado por pessoas piores que tu".
.

Sem comentários:

Enviar um comentário