...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 21 de abril de 2011

À TERCEIRA CAI QUEM QUER

Joshua Benoliel, 21.10.1913

Hoje, a chegar ao trabalho, eram quase 6 da manhã, ia estampando o carro. Não foi sono, foi susto: a TSF anunciou os resultados duma sondagem, que dá o PS à frente nas intenções de voto.
Desde a última sondagem, o PS cresceu 11 pontos (para 36%), o PSD desceu 12 (para 35%), os não sabem/não respondem subiram 7 pontos (para 36%). Vaporizou-se uma diferença de 23 pontos desde Março, o que é pouco credível (no mínimo) para a Marktest. Não entendo.
E o que mudou desde essa altura? O governo ajoelhou e pediu ajuda ao FMI-UE-BCE e o PSD convidou Nobre para presidente do parlamento. O que é essencial e acessório, e quem é culpado? Parece que, nesta sondagem, 86% dos 803 adultos consultados acha que a crise é culpa do Sócrates - o povo está baralhado ou é masoquista. Isso do povo escolher sempre sabiamente, como acha o Soares, não me convence nada.
Já agora, se os laranjas têm o Nobre, o Basílio Horta (diz que é democrata-cristão e que sente melhor no PS que no PP) partilha a lista socialista por Leiria com ...(rufos de tambor)... o Telmo do Big Brother, conhecido pelas "órgias" e "faitedaiveres". "É um jovem empresário e facilmente pode ser reconhecido por ter participado num programa de televisão", foi a justificação do líder da concelhia da Batalha. Há comparação?

O que eu esperava é que, quem votou há apenas ano e meio nos partidos da oposição o faça de novo, e muitos que votaram no PS tenham "visto a luz". Como (corajosamente) discursou Rómulo Machado no congresso socialista "o primeiro-ministro que nos conduziu a esta situação e que conduziu Portugal a uma situação de bancarrota não tem condições para nos fazer sair dela". Aliás, na mesma 'missa', houve outro destemido, o ministro Amado: "Seria até bom que o PS tivesse a sua cura de oposição". Apoiado.

Eu sei que a minha amostra é pouco significativa, mas só encontro pessoal danado com o governo - tirando uma senhora que grita o seu amor ao partido "até à morte", qual membro duma seita, e declara que a oposição não deixou o Sócrates levar-nos a bom porto. A ser verdade que o PS ainda pode ganhar, os seus eleitores escondem-se atrás dos arbustos, como o David Attenborough.
Quanto aos restantes, há abstencionistas enraivecidos (será que a geração à rasca barafusta de longe e não vai votar, num qualquer que seja?), comunistas convictos, PSDs pouco convencidos, uma boa imagem do Portas, mesmo que não votem nele, gente indecisa entre o CDS e o BE, e até um gajo que vota CDS mas é há anos militante do PSD, porque foi convidado por uma moça muita gira.  
.

1 comentário:

  1. Saiu também uma sondagem Eurovisão, com a mesma tendência, mas menos trágica: PSD desce 1 ponto para 36.3%, PS sobe 2.3 para 32.7%, CDS sobe 0.6 para 11.3, CDU desce outro tanto para 7.8%, o BE cai 8 décimas para 6.9%. 22.1% dos entrevistados não sabe/não responde.
    Esperado: 2/3 discordam do convite a Nobre, a maioria cha que a bancarrota é prévia ao veto do PEC4 e que a ajuda do FMI pode ser positiva. Surpresa: há mais pessoas a confiar em Sócrates (31%) que em Passos (27%). Mas como disse Portas, um é a dívida, outro é a dúvida.
    Na sondagem da Marktest, o CDS e a CDU crescem 1 ponto para 8% e o BE desce 2 pontos para 6%.

    ResponderEliminar