...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A LEI MENDONÇA


Nos tempos da ministra Leonor Beleza, deu brado uma lei que tinha uma vírgula fora do sítio, deturpando "inadvertidamente" a legislação a favor de alguns. A história que me contaram hoje é dessa altura, e ficou conhecida por Lei Mendonça.
Um senhor, responsável pela elaboração de processos para pagamento de indemnizações, reparou que o colega estava a usar valores desactualizados: "Olha, o valor das indemnizações desceu, estás a usar números errados nas contas", informou. 
O outro sorriu e respondeu: "Tenho aqui na pilha um processo do Mendonça, vais ver que o valor antigo [mais alto] vai ser reposto."
O primeiro não acreditou. Teve por isso, dias depois, que refazer os cálculos de todos os processos que tinha em mão, porque a nova tabela foi suspensa durante algum tempo (o "necessário"), pagando temporariamente indeminizações mais vultuosas.
Agora tem piada, mas imaginam-se a viver numa altura assim, em que as leis eram feitas ad hominem? O que vale é que, passados 20 anos, estamos mais civilizados e as coisas não se passam assim..

P.s.: Conheci um Mendonça, não sei se o mesmo, muito poderoso: mãos calejadas, pele tisnada, cabelo puxado para trás com brilhantina, sobretudo pelos ombros e fato às riscas com mau corte, acompanhante um pouco atrás.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário