...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 2 de março de 2011

FOTOGRAFIAS A SÉRIO...

"O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras o outro descreve mil palavras com uma imagem."
Jefferson Luiz Maleski

Há fotografias célebres pela sua qualidade, outras pela sua beleza, outras pelo segundo histórico - como o cogumelo atómico de Nagasaki, que calcinou 150.000 pessoas em segundos (mais uns milhares durante anos), ou a execução súbita dum prisioneiro em Saigão - "o coronel assassinou o prisioneiro, eu assassinei o coronel com a minha câmara", terá dito o fotógrafo.
Há fotógrafos que ganham a posteridade por toda uma obra, ou por causa duma foto só, porque se transforma um ícone (como Korda) ou porque é um soco no estômago. Não só no público, como no próprio autor, como é o caso de 2 fotografias que ganharam um prémio pulitzer: Eddie Adams tornou-se fotógrafo paisagista depois de fotografar 'a' execução em Saigão e Kevin Carter suicidou-se 4 meses depois de fotografar uma criança subnutrida vigiada por um abutre. Como não ficar chocado com essa imagem ou com o desespero da menina vietnamita, queimada pelo napalm, sob a indiferença dos soldados?
Nalguns casos, o retratado é identificado: o menino sudanês chamava-se Kong Nyang, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao campo de acolhimento (vê-se pelo nº da pulseira) e sobreviveu, morrendo em 2006 com febres; a menina vietnamita chama-se Khim Puc, reencontrou mais tarde o fotógrafo e vive no Canadá, onde dirige uma fundação para crianças vítimas de guerra e é embaixadora da UNESCO; a menina afegã foi localizada 18 anos mais tarde, e tem a graça (a que lhe resta!) de Sharbat Gula.
Já agora, o russo que ajuda o soldado a hastear a bandeira no reichstag (uma encenação corrigida, a bandeira era uma toalha vermelha e o soldado tinha 2 relógios no pulso, fruto do saque) chamava-se  Abdulkhakim Ismailov e morreu em fevereiro de 2010, no Daguestão natal.

23.2.1945 Iwo Jima (Joe Rosenthal)
2.5.1945 bandeira russa hasteada no reichstag (Ievgeny Khaldei)
9.8.1945 Nagasaki (USAF)
14.8.1945 Festejos da vitória, Times square (Alfred Eisenstaedt)
5.3.1960 Che num funeral (Albert Korda)
Che (René Burri)
1.2.1968 Execução de vietcong (Eddie Adams)
8.6.1972 Vietname (Nic Ut)
1989. Praça Tiananmen (Jeff Widener)
1993. Sudão (Kevin Carter)

1994. Dirigente da extrema-direita suplica antes da execução
1984-2002. Menina afegã (McCurry)

Sem comentários:

Enviar um comentário