...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 26 de fevereiro de 2011

FOI NOTÍCIA

JOSHUA BENOLIEL (1873-1932) foi talvez o primeiro fotojornalista português. Em 1898 publica as suas primeiras fotografias como amador e, aos 30 anos, é repórter fotográfico do jornal O Século (até 1918 no celebérrimo suplemento Illustração Portugueza) e, um ano depois, correspondente do ABC espanhol. Talvez “prós alfinetes”, também foi despachante alfandegário e relações públicas dos hotéis Alexandre de Almeida.
Esteve em quase todas: a vida social da Casa Real, a visita do rei espanhol Afonso XIII e do presidente francês Emile Loubet, o regicídio, a viagem de D. Manuel pela Europa, a implnatação da República, a primeira guerra mundial (quer nos preparativos da expedição, quer acompanhando Bernardino Machado na visita às tropas, em França), o golpe de Estado de Sidónio, a visita do presidente Carmona a Espanha.
Digo quase todas porque falhou os assassinatos de Sidónio Pais e de D. Carlos – fotografou a sua chegada de comboio de Vila Viçosa, e correu para o Palácio das Necessidades para fotografar a recepção oficial. Que nunca aconteceu, o rei morreu no caminho.

Greve das varinas, 1900
Comício republicano, Avenida D. Amélia 1906
"A mais extraordinária fotografia do Rei Dom Carlos é provavelmente esta, tirada por Joshua Benoliel durante um torneio de florete presidido pelo Rei, na Tapada da Ajuda, em 1907. O Rei muito mais informal, traja casaco sem bandas e colete de gola, calça pie-de poule e chapéu mole. Pela primeira vez e talvez única vez, o fotógrafo apanhou um sorriso rasgado, revelando dois dentes nitidamente tortos. Não se preocupa sequer, em esconder o curativo que lhe protege o dedo queimado do calor do charuto. A imagem foi considerada tão excepcional que vários editores de postais ilustrados a reproduziram. S.M. El-Rei Dom Carlos, está acompanhado pelo Seu irmão, Sua Alteza O Infante Dom Afonso de Bragança, Duque do Porto." Site da Família Real


A minutos do regicídio, 1.2.1908
O regicida Manuel Buiça, 1908
Construção duma das urnas do rei (a 1ª era muito pequena)
Revolucionários na Rotunda, Outubro 1910
Proclamação da Repúbica, 5.10.1910
Governador Eusébio Leão pede calma, 5.10.1910
Primeira bandeira da República, 5.11.1910
Grevistas da CUF, 1911
Chegada de Afonso Costa a Lisboa, 1912
21.10.1913 (a photo minha preferida**)
Partida de Bernardino Machado para o exílio, 1917
Preparativos do Corpo Expedicionário Português
Embarque do CEP para a Flandres, Sta. Apolónia 1917

** para mais informação sobre o assalto ao jornal do Partido Legitimista, ver http://www.centenariodarepublica.org/centenario/2009/09/10/jornais-assaltados-e-%E2%80%9Cempastelados%E2%80%9D/)

Sem comentários:

Enviar um comentário