...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O COCHEIRO MAI' RICO DO MUNDO


A última revista do JN traz uma crónica sobre Gaius Appuleius Diocles. Fica-se a saber que houve outro Cristiano Ronaldo há 1900 anos, "a" estrela do seu tempo, que trocou a paisagem lusa pelas arenas romanas, e foi mudando de camisola, primeiro os brancos, depois os verdes e finalmente os vermelhos. Cada equipa tinha hostes de fãs, e claques violentas, o circo máximo enchia (e encher quer dizer 320.000 pessoas) para ver os ídolos jogarem - a saber, darem 7 voltas à praça, sem morrer pelo caminho, debaixo duma ferradura ou duma roda.

O NOSSO homem foi o atleta mais bem pago de sempre: ganhou 35.863.120 sestércios (eta precisão!) durante a sua longa carreira, cerca de 12 mil milhões de euros, o que dava para fornecer trigo a Roma durante um ano ou pagar a pré a toda a ralé do exército imperial durante 2 meses e meio. Qual Ronaldo, qual Tigger Woods, rico era o Gaio.
A estatística ficou lavrada num monumento erguido pelos colegas e fãs, quando o corredor de quadrigas se reformou em 146dc, "aos 42 anos, 7 meses e 23 dias": parece que o campeão venceu 1462 das 4527 provas em que participou, liderou 815 corridas desde o início, em 67 vezes chegou à liderança nas últimas voltas e em 36 corridas sagrou-se vencedor na recta final.

O The Telegraph (onde o jornalista foi buscar "toda" a inspiração) cita o autor do estudo sobre Diocles, um tal Peter Struck, professor de estudos clássicos da univ. de Chicago, que afirmou que o desportista mais bem pago da história era luso-hispânico. Espanhol o tanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário