...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 7 de março de 2010

8 DO 3, O DIA DAS MULHERES

URSS 1932
A vermelho " 8 de Março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha."
A cinzento "Diga NÃO à opressão e ao conformismo do trabalho doméstico”.

A 8 de Março de 1857, as moças dos têxteis saíram às ruas de Nova Iorque para protestarem contra as más condições de trabalho e os salários baixos. Como nunca ‘tão bem, fizeram nova manif em 1908 com 15.000 mulheres a marchar na mesma cidade, exigindo melhores condições laborais, aumento da jorna e, vejam lá o desvario, o direito ao voto.
O PS americano celebrou o 1º dia internacional da mulher (DIM) em 28/2/1909, a Internacional Socialista instituiu no ano seguinte um DIM sem data certa e, a 19/3/1911, mais de 1 milhão de pessoas em 4 países europeus celebrou o DIM.
A 8 de Março de 1917, a greve das têxteis de S. Petersburgo contra a fome, o czar e a 1ª guerra “inaugurou a revolução”, nas palavras de Trotsky.
A data teve de molho no Ocidente entre 1920 e 1960, enquanto no Bloco de Leste foi aproveitado como propaganda folclórica do regime.
Hoje a data está "sãovalentinizada", serve para umas reportagens, flores e homenagens a cada 365 dias. Como o dia da sida, dos animais, da água, do ambiente, da criança inocente vítima de agressão, da paz, do não fumador.

Agora, para relembrar o “fulgurante sucesso” das mulheres portuguesas nas últimas décadas, estatística:
- as mulheres são 67% dos licenciados, 31% dos quadros superiores e dirigentes da AP* e empresas e 6% dos administradores de empresas do PSI20 (16% na Noruega),
- nos últimos 25 anos, a diferença de ganho médio salarial em relação aos homens encolheu 10% (ah valentes, de 37 para 27%),
- a taxa de inactividade entre os 2 sexos foi aproximada desde 1983 (subiu nos homens de 21 para 30% e desceu nas mulheres de 50 para 44%).
E não reclamem, os homens trabalham 36.7 horas semanais, as mulheres 33.3 – claro, tratar da roupa e do fogão, das compras, do pó, dos miúdos, da sogra e do marido constipado (o único adulto da casa que pode ficar doente), isso não conta.
E os homens já vão dando uma ajudinha, quem é que leva o lixo, prega a moldura e grelha as sardinhas, quem é?

* Eu tenho 1 directora-geral, 1 sub-directora geral e 6 chefes subregionais. Vini, vidi, vici.

2 comentários:

  1. Como nunca 'tamos bem.. a luta continua!
    E amanhã a cozinha é tua.
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Luz dos meus olhos, sabes que faço de tudo em casa, menos uma coisinha, cozinhar: eu e o fogão vivemos em separação de facto.
    As coisas têm funcionado muito bem assim, o agregado agradece os teus repastos, todos sabem que em equipa que ganha não se mexe.
    Mas vá, preferes camponesa ou havainana?

    ResponderEliminar