...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

as palavras certas


Comunicarmos uns com os outros, aparentemente, parece uma processo muito simples mas não é. A mensagem que nos sai da cabeça, nem sempre é a mesma que chega ao nosso receptor. O que dizemos está condicionado pela forma como dizemos e isso implica o tom, os gestos que acompanham a fala e toda uma quantidade de símbolos que vão ser reinterpretados pelo outro que só aceita o que deseja ou o que compreende.
Essa troca de informações por vezes gera mal entendidos e o que um quer dizer não é nem parecido com o que o outro está a perceber.
Ora, o acto de comunicar não é mais do que a materialização do pensamento e se este estiver toldado com preconceitos está tudo estragado.
Entramos facilmente em conjecturas, opinamos com fundamento incerto, supomos causas, levantamos hipóteses, apressamos julgamentos e não prevemos os efeitos da nossa mensagem.
Podemos ter as melhores intenções do mundo, mas se não tivermos em comum os mesmos símbolos dificilmente vamos compartilhar dos mesmos pontos de vista e se a mensagem falada já é complicada, o que dizer da mensagem escrita que não tem nem som, nem cheiro.
Ainda assim, sou uma mulher de palavras, gosto de uma boa conversa seja ela cara-a-cara ou através de uma mensagem escrita, as palavras devem ser ditas, temos é que ter o cuidado de escolher as palavras certas.
Que não nos falte nunca essa capacidade!
Fátima Rebelo

4 comentários:

  1. Muito bom texto, quer no frasco, quer no sumo.
    Como a gente percebe...

    ResponderEliminar
  2. Fátima, foi a melhor posta que escreveste. Tiraste-me as palavras da boca.

    Gouveia

    ResponderEliminar
  3. Fátima, minha lontrinha, és o orgulho dos meus olhos!!!

    ResponderEliminar