...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 8 de novembro de 2009

A SEMANADA

Ouvi na TV o discurso do Teixeira dos Santos na AR, a propósito do programa de Governo. Preparado para ouvir disparates, emudeci, a verborreia foi irrepreensível.
Mas parecia mesmo dum governo NOVO: serão alargadas as condições de acesso ao subsídio de desemprego (proposta vetada pelo PS na anterior legislatura), vai haver consolidação orçamental sem aumentar impostos, vai haver reconciliação fiscal (o contribuinte não precisa pagar 1º ao Estado, para receber dele, acertam-se logo as contas), o IVA vai ser devolvido a 30 dias...
Só agora, não tiveram 4,5 anos para fazê-lo? É que não há governo anterior para deitar as culpas, são os mesmos.

Ernâni Lopes afirma que Portugal está a definhar, que a última década é esvaziada e sem substância, “uma predominância de banais tentativas de ilusionismo na política, de incapacidade da visão estratégica, e de fantasia na leitura de realidades económico-financeira”. Tão lúcido como demolidor, para Sócrates e Cª.
Vítor bento prevê que seremos os Trás-os-Montes da Europa e que "gastámos a herança, tudo o que produzimos e ainda retirámos um ano de rendimentos ao nosso filho"…
El matador Medina Carreira dixit: cepa torta; o lodo em que estamos metidos, gente incapaz de tomar conta disto, o ensino é uma farsa e os programas são feitos por semianalfabetos, o país não pode ser dirigido por trafulhas, fraude, isto é um enjoo, há verdadeiros criminosos à solta, os políticos usam ao país como manjedoura, transformou-se o 25/4 nesta piolheira política; quando o Sócrates aparece na TV, mudo de canal, para espectáculo, vou ao circo.
As previsões para 2011 são boas… défice orçamental de 8.7% (2.7% em 2008), o pior nos últimos 24 anos, dívida pública de 91% do PIB (66% em 2008). Para o abismo, marchar, marchar.

Paulo Bento, um dia depois de afirmar que tem resistência para suportar a crítica dos sócios, bate com a porta, dizendo que devia ter saído há 4 meses. Concordo. Antes do jogo com o qualquer-coisa-pils, cheguei a torcer para que o Sporting perdesse, para forçar o homem a sair. Estávamos fartos da “tranquilidade”, que quer dizer continuar a perder serenamente.

Nunca mais esqueci o nome, desde que era deputado nos anos 90: Chocolate Contradanças. Está envolvido na operação “face oculta” (eu chamava-lhe operação vara, versão zootécnica), suspeito de tráfico de influências em prol do homem do lixo, um tal Godinho. O engraçado é que, à volta dos políticos que dão a cara e são escrutinados, há centenas de gajos da tribo infiltrados nas EP e centros de decisão, um meio opaco com mais poder que a face visível do Estado, que se conhecem todos e dão uma ajudinha, pois uma mão lava a outra. Muitos deles já foram deputados, como é o caso, e receberam subsídio de reintegração, pois os coitados saem do hemiciclo com uma mão à frente e outra atrás. Por vezes, a mão da frente está estendida.

Sem comentários:

Enviar um comentário