...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Política II - Declaração de Interesses


Visto que os meus posts de Setembro serão sobre as eleições, aqui fica a minha declaração de interesses. Se fosse politicamente correcto, diria que sou do espaço não socialista, mas não, sou do centro direita, embora me envergonhem algumas ideias esclerosadas dos seus políticos – e, recordo, historicamente há várias direitas, assim como há muita gente reaccionária no PSD e conservadora à extrema-esquerda.
Tenho votado no CDS, nem sempre com orgulho (podem cascar nele à vontade), mas com alguma perplexidade: o 1º (e 4º) presidente e O candidato presidencial (Freitas e Baião Horta) orbitam no PS; o 2º presidente (Lucas), ao mesmo tempo que uma vaga de presidentes de câmara, passou a preferir o PSD; o 4º presidente (Monteiro) saiu e fundou o seu grupo de amigos, no PND; o 3º presidente (Adriano) ficou, é uma personalidade brilhante, mas José Hermano Saraiva conta em livro como ele tinha mau carácter.
Ah, parece que o 1º presidente (a quem os meninos tiraram a foto da parede, amuados) enganou os sócios e simpatizantes, ao declarar que estava rigorosamente ao meio (esqueceu-se que o partido só não se chamou partido democrata-cristão porque o PDC já estava registado).
Tirando essas “minudências”, há um CDS que representa o personalismo humanista (fica melhor que democracia-cristã) e herda o espólio de De Gaulle, Adenhauer, Khol e Churchill. O Centro-Direita é, com a Social-democracia, o responsável pelo progresso da Europa nos últimos 50 anos, através do apoio social numa economia de mercado (parece que voltou a ser palavrão...).
Pena é que Portugal esteja adernado a bombordo, e que este partido não tenha uma dimensão mais próxima do seu espaço político natural. Pena é que talvez seja o único derrotado a 27, caso o PS ganhe, à custa das resmas de eleitores do CDS que afirmam ir votar agora na Senhora, para ver se correm com o Sócrates. Pena, pois não basta ter razão.
P.S.: Quem ainda não decidiu em quem votar, o CDS é uma casa ao V. dispor. Respeitável, com toalha de linho e copos da Tia-Avó (ainda uns primos esquisitos, que vivem na mansarda, mas isso agora não interessa nada).
Viva a lavoura!

2 comentários:

  1. caro "Toli" :) ainda te chamam assim? Há quanto tempo é certo? tudo bem ctg e com os teus? Espero q sim. Olha quanto ao CDS, padece do mesmo mal que calha aos demais. Erosão de ideias e principios, desacerto ideológico, distanciamento ao país real... a politica está mais longe das pessoas e mais perto dos interesses que apenas algumas aproveitam. Acredito que é possivel inverter este estado de coisas. Depende de nós também. E escerver e partilhar ideias é já um bom começo.... e sinal. Aquele abraço. João Fróis

    ResponderEliminar