...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

terça-feira, 15 de setembro de 2009

BE E O RETRATO DE DORIAN GRAY




O vencedor do dia 27 merece uma atenção especial. O BE está de parabéns pela “pressão alta” contra os impostos da Banca abaixo da média (e lucros quase obscenos), a osmose entre poderes económico e político, paraísos fiscais, as “negociatas” entre o Estado e os seus conhecidos, aquisições sem concurso público, contratos cujas cláusulas são escolhidas pelos privados, orçamentos ultrapassados em 120%, o cartel da gasolina. Critica o BE, eu e, aliás, muitos que rematam com “faltava era outro Salazar”. São defeitos do Poder de qualquer partido, e a moralização da vida pública não é patente da Esquerda, é uma questão de pudor e honestidade.
Em suma, o BE é bom no protesto. E espero que o BE suba, q.b. para morder as canelas do PS (venham também o Garcia Pereira, o Monteiro e o Rui Marques, fazem mais falta que o 89º deputado da maioria - viva a biodiversidade no Parlamento).
O problema é a cartilha ideológica ou, como diz Soares, o extremismo irrealista. O discurso é bonito, mas panfletário, e não se governa à esquerda da Esquerda: Fernando Henrique Cardoso (quando eleito, pediu “esqueçam tudo o que eu escrevi”), os Verdes alemães e os pós-comunistas italianos são disso exemplo, quando lá chegaram. Pelo contrário, nenhum país, dos que atingiram algum conforto social, chegou lá pela extrema-esquerda. Quem quiser replicar, apresente
UM caso de sucesso da extrema-esquerda no poder. Louçã nem às paredes confessa qual o seu país ou governante mundial de referência (já agora, o 25 de Novembro foi um retrocesso ? a ETA tem algum mas?).

E a frescura do discurso, a modernidade... Vejamos: o Louçã é dirigente partidário desde 7/74, na Liga Comunista Internacionalista (parte da Frente de Unidade Revolucionária, com o MES, a LUAR e o Partido Revolucionário Português, em 8/75, activa na defesa do Gonçalvismo contra o grupo dos 9 – estavam no lado errado da história), fundando o trotskista Partido Socialista Revolucionário* em 78 (LCI+PRP).
Temos ainda a marxista-leninista-maoísta UDP (fusão de 3 grupos m-l), nascida em 12/74, que defendia a Ditadura popular**, o visionário Otelo a presidente, a China, o Vietname e, sol na terra, a Albânia. Ao PSR e UDP juntaram-se os neo-comunistas da Política XXI, que só se desiludiram do PCP (n. 1921) quando o bloco de leste implodiu.
O BE é o final de fusões, rebrandings e liftings na extrema esquerda, não digam que é um projecto novo e virginal, pois o passado está vivo e à mostra no programa - os Senhores insistem na estatização da economia, como em 75, um nó que demorou 10 anos a desatar.
Quanto ao país de Mao, estamos conversados relativamente a direitos humanos e de trabalho, quanto a Trotsky, enquanto não foi saneado numa luta intestina pelo poder, bem participou nas purgas com Lenine e Estaline – há literatura sobre o assunto.
Mas o embrulho é giro, o BE usou um
MARKETING BRILHANTE como OFFSHORE PARA BRANQUEAMENTO DE IDEAIS – é isso, umas doutrinas cristalizadas com uma dose de lixívia e cobertas com temas fracturantes. E a folha limpa de quem nunca governou, num país que podia estar muito melhor, reconheça-se.
Posto isto, desejo fazer um pacto de não agressão com o reviralho deste blogue. A contar de… AGORA.

* O PSR é a secção portuguesa da IV Internacional. O seu objectivo é a revolução socialista que destrua o sistema capitalista e a exploração do Homem pelo Homem, criando as bases para o desenvolvimento de uma sociedade socialista, iniciando a destruição do Estado pela instauração da mais ampla democracia social e pela associação livre dos produtores. A adesão a IV Internacional baseia-se no acordo com os seus princípios programáticos: os documentos fundacionais dos Congressos da Internacional Comunista, da oposição anti-estalinista e da fundação e dos Congressos Mundiais da IV Internacional, nomeadamente a resolução "Democracia Socialista e Ditadura do Proletariado”. (estatutos do PSR)

** “Contra as perseguições à imprensa popular! Supressão da imprensa fascista!”, “Não consentiremos que os fascistas votem nas eleições.” (liberdade para os que concordam connosco, depreenda-se).
“Não há via para o socialismo que não seja pela destruição violenta do estado burguês e pela instauração da ditadura do proletariado sobre a burguesia. Nesta via, a única possível e a única verdadeiramente revolucionária, não há nenhuma força política ou exército que consiga substituir a classe operária que, dirigida pelo seu Partido e apoiada pelos seus aliados principais, os camponeses pobres, saberá criar o seu próprio exército revolucionário que concretizará o triunfo da revolução.” (propaganda UDP)

8 comentários:

  1. Caro Luís Duarte, concordo com o que diz, mas ainda assim, também reconheço a importância destes senhores no nosso parlamento, sobretudo pela tal 'pressão' que fazem e digo isto consciente da 'cartilha ideológica'. Agora, também lhe digo, não queria um governo bloquista!

    Excelente post.

    ResponderEliminar
  2. Carolina, foi uma boa prenda de anos saber que leste, gostaste e (menos importante) concordaste.
    Até.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo aniversário e um aplauso ao teu post. Mais uma vez, foi um prazer ler-te e a BD hilariante...Sim sr. Doutor! Muito Bom!

    ResponderEliminar
  4. Louçã e Companhia sonham ainda com a outra ditadura, a dos trabalhadores, do Estado e das nacionalizações, anti-comércio livre e contra a burguesia (e por isso contra os judeus. Como Hitler, que estranha associação...).
    Ao contrário do que já disseram aqui, não concordo com a presença de gente extremista no parlamento.
    E será que alguma vez o Louçã viu o "Triunfo dos Porcos"? Sonhará em engordar assim tanto?! Bom post.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Luís Duarte! E espero que sem liftings (gostei dessa, mas o BE até marca pontos no rebranding, com umas meninas giraças.)

    Carlos Gouveia

    ResponderEliminar
  6. Aquela miuda giraça e sempre muito corada, a Joana Boa Todos Dias é um efeito do rebranding do BE.
    Mas ao contrário. Porque ofuscava a malta da cúpula, ao ser vistosa!
    Embora ache que pela maneira de vestir, a menina é mais a atirar para o centrão.
    É que o Chico Louçã...valha-nos S.Humberto!!

    ResponderEliminar