Que saiba, Dez Mil Guitarras é o segundo romance histórico da francesa Catherine Clément que usa Portugal como um dos cenários - e não chega aos calcanhares do primeiro, A Senhora, que relata as aventuras da judia Gracia Nasi (uma ironia homófona), que salva, usando a sua fortuna, centenas de marranos e fá-los chegar à Palestina.
Bem, Dez Mil Guitarras segue a peregrinação dum rinoceronte (e, quando morto, do seu esqueleto pensante) oferecido a D. Sebastião, pelas cortes do Desejado, de Filipe II de Espanha, de Rodolfo II de Habsburgo e de Cristina da Suécia. É na corte do imperador do sacro-império romano que aparece o pintor Giuseppe Arcimboldo, compondo um quadro do excêntrico Habsburgo como o deus romano Vertumnus - e só um monarca excêntrico podia acolher um artista tão avançado para a época, uma espécie de tetravô do surrealismo, e aceitar ver-se retratado como... uma fruteira.
E Rodolfo não foi ao engano, o pintor já 'servira' nas cortes do seu pai e do seu avô, o imperador já conhecia a fixação de Arcimboldo pelos motivos naturalistas, numa aceção literal da palavra.
|
Rodolfo II de Habsburgo, Vertumnus (1590-91), Skoklosters Slott, Bålsta, Sweden |
SÉRIE ESTAÇÕES, FEITA PARA MAXIMILIANO II
|
Winter (1573), Louvre |
|
Spring (1573), Louvre |
|
Summer (1572), Kunsthistorisches Museum, Viena |
|
Autumn (1573), Louvre |
EVA E ADÃO (par)
|
Eve and the apple (1578), private collection, Switzerland |
|
Adam (1578), private collection, Switzerland |
|
Flora (1588), private collection, Paris |
|
The Jurist (1566), Nationalmuseum, Sweden |
|
The Waiter (1574), private collection |
|
The Librarian (1566), Skokloster Castle, Sweden |
|
Earth (1566), private collection; Austria |
|
Trojan Horse, ind. |
|
Self-portrait, National Gallery, Prague |
Sem comentários:
Enviar um comentário