Como sempre, no dia 1 o meu 'mai novo montou o presépio com os seus bonecos da Playmobil.
Este ano, resolvi introduzir uns extras, acrescentei um rei e uma rainha, Herodes o Grande e a sua neta/bisneta Salomé - afinal, a História é feita dos bons e dos maus.
A estória da Salomé conta-se numa penada: Herodias ou Herodíades - irmã de Herodes Agripa (rei da Judeia), filha de Aristóbulo, neta e nora de Herodes o Grande - trocou o tio/marido Herodes Filipe (entretanto enclausurado, não fosse reclamar) pelo tio/cunhado Herodes Antipas, rei da Galileia e da Pereia. Quem não gostou muito foi João o Baptista, que nas margens do Jordão pregava contra a adúltera e incestuosa.
Antipas mandou-o prender por isso (ou com medo que a sua popularidade espoletasse uma rebelião), mas, temente a Deus e ao prestígio daquele que anunciava a vinda do Messias, mais não fez.
No aniversário de Herodes, Herodias convenceu a sedutora filha Salomé a dançar no banquete para o padrasto. Voluptuosa, com o seu cabelo de fogo e vestes transparentes, a 'Lolita' enfeitiçou o enebriado rei: 'Dança para mim outra vez! Se o fizeres, pede-me o que quiseres que te darei, nem que seja metade dos meus reinos.', rogou.
'Quero que me dês agora mesmo a cabeça de João Baptista numa bandeja', foi a resposta da jovem, depois de consultar a mãe. Contrariado e triste, o rei assim acedeu, e Salomé entregou a cabeça de João à vingativa Herodias (Marcos 6:17-28, Mateus 14:1-11).
A religião como tema e a igreja como patrono, são responsáveis pelo maior quinhão da história da arte. A estória da Salomé, tão recheada de ingredientes - amor e ódio, fé e moral, medo e tristeza, luxúria, morte e vingança -, justificou a atenção de inúmeros artistas*, ao longo dos séculos, desde Lippi a Davis, passando por Veronese, da Vinci, Rembrandt, Moreau (que fez mais de 100 versões da petiza), Picasso e Dali.
É interessante ver como a lasciva Salomé foi 'vista' por eles: com um ar casto e ingénuo (mesmo doce, como a de Marinari) ou sedutor, roliça ou esguia, com túnicas translúcidas ou pesados vestidos barrocos, com ar de cortesã aristocrata ou ar de fadista de má vida.
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Prazer inesperado, 'juntar' esta colecção deu-me a conhecer a obra, literalmente fantástica, de Gustave Mossa (http://french-painters.blogspot.com/2011/07/gustave-adolphe-mossa.html).
* Existem outras obras com uma mulher e uma cabeça, que induzem em erro: não são dedicadas a Salomé, mas a uma personagem do Antigo testamento (Deuteronómio), Judite da Betúlia, uma piedosa viúva que, para salvar o seu povo, dirigiu-se ao acampamento sitiante, seduziu e degolou Holofernes, o embriagado general de Nabucodonosor.
Fra Fillippo Lippi 1460-4 (Cappella maggiore, Duomo, Prato)
Sandro Botticelli 1488, (Galleria degli Uffizzi, Florença)
Juan de Flandes 1496, A Vingança de Herodias (Museum Mayer van der Bergh, Antuérpia)
Domenico Ghirlandaio 1486-90, Banquete de Herodes (Capella Tornabuoni, Santa Maria Novella, Florença)
Andrea Solari 1506-7, Salomé com a Cabeça de S. João Baptista (The Metropolitan Museum of Art, NY)
Andrea Solari, Salomé com a Cabeça de SJB (Kunsthistorisches Museum, Viena)
Giovanni Pedrini Gianpietrino 1510s
Sebastiano del Piombo 1510, Salomé com a cabeca de SJB (The National Gallery, Londres)
Cesare da Sesto 1510-20 (The National Gallery, Londres)
Ticiano 1515 (colecção privada)
Ticiano 1512 ou 1515 (Galleria Doria Pamphili, Roma)
Ticiano 1550 ou 1560 (Museo del Prado, Madrid)
Bernardino Luini 1525-30, Salomé com a Cabeça de SJB (Kunsthistorisches Museum, Viena)
Bernardino Luini s.d., Salomé com a Cabeça de SJB (Museum of Fine Arts, Boston)
Bernardino Luini 1527, Salomé recebendo a Cabeca de SJB (Louvre, Paris)
Jacob Cornelisz van Oostsanen 1524 (Rijskmuseum, Amesterdão)
Lucas Cranach o velho 1509-10, Salomé com a Cabeça de SJB (MNAA, Lisboa)
Lucas Cranach 1500s (Göteborgs Konstmuseum, Gotemburgo)
Lucas Cranach o velho 1530 (Museum of Fine Arts, Budapeste)
Lucas Cranach o velho, Salomé com a Cabeca de SJB (Bob Jones university collection, Greenville)
Lucas Cranach o novo 1537, Salomé com a Cabeça de SJB
Escola Gregório Lopes séc. XVI (igreja S. João Baptista, Tomar)
Joseph Heintz o novo 1600-5 (Louvre, Paris)
Michelangelo da Caravaggio 1609, Salomé com a Cabeça de SJB (Palazzo real, Madrid)
Michelangelo Caravaggio 1607 ou 1610 (The National Gallery, Londres)
Artemisia Gentileschi 1600s, Salomé com a Cabeça de SJB
Christofano Allori 1613, Salomé com a Cabeça de SJB
Peter Paul Rubens, 1635-38, A Festa de Herodes (The National Gallery of Scotland, Edimburgo)
Leonaert Bramer 1630s, Salomé presenteada com a Cabeca de SJB (Musée des Beaux-Arts, Nimes)
Guido Reni 1639-40, Salomé com a Cabeca de SJB (Art Institute of Chicago)
Carel Fabritius 1640 (Rijskmuseum, Amesterdão)
Francisco Maffei séc. XVII, Judite-Salomé
Mattia Preti, Salomé com a Cabeça de SJB (Ringling Museum of Art, Sarasota Flórida)
Carlo Dolci 1665-70, Salomé com a Cabeça de SJB (Colecção real, Windsor)
Onorio Marinari 1670, Salomé com a Cabeca de SJB (Szépmûvészeti Múzeum, Budapeste)
Onorio Marinari 1680, Salomé com a Cabeça de SJB (Minneapolis)
Pierre Bonnaud 1865
Henry Regnault 1870 (The Metropolitan Museum of Art, NY)
Gustave Moreau 1876, A Dança de Salomé
Gustave Moreau 1876, A Aparição
Gustave Moreau 1886, A Dança de Salomé
Gustave Moreau 1885-90, Salomé com a Coluna
Edouard Toudouze 1886, Salomé triunfante
Henri Martin 1886, Salomé (Sarah Bernhardt como modelo)
Ella Ferris Pell 1890
Lovis Corinth 1896 ou 1900
Lucien Lévy 1896
Alphonse Maria Mucha 1897
Juana Romani 1898
Franz von Stuck 1906
Vardges Surenyants 1907
Gustave Adolphe Mossa 1908
Gustav Klimt 1907-09, Judite II (Salomé)
Ivan Koulakov 1999, Salome i love you and i want your head
David Harris
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