Bank of the Seine, 1887
Field with Flowers near Arles, 1888
Andaram a bisbilhotar uns tubos de tinta guardados desde que Van Gogh cortou a orelha, e dois quadros seus (ver acima), com um raio x microscópico supermega-sensível. Conclusão, o Sol provoca uma reacção química qualquer, com redução do crómio na camada superficial de tinta que contacta com o verniz dos quadros – resultado, o amarelo passa a castanho.
Então se os compostos químicos contiverem bário e sulfato, o escurecimento acelera. Diz o estudo que a técnica de Van Gogh de misturar pintura branca e amarela pode ser a causa do escurecimento dos seus amarelos. O pintor, parece, começou a usar cores mais brilhantes e intensas depois de se mudar para França, onde partilhou ideias com outros artistas, como Gauguin.
Se o homem sonhasse, não perdia o tempo a pintar girassóis amarelos, que murcham com o tempo, pintava cravos.
.
"Se o homem sonhasse, não perdia o tempo a pintar girassóis amarelos, que murcham com o tempo, pintava cravos." ...pena o selénio, do vermelho, também ser suscetível de fazer redução e tornar-se negro...
ResponderEliminardisto percebes tu. por isso, e para não haver conotações políticas, mudemos para túlipas negras. só não sei se ficam bem num quadro, ou se já havia nesse altura.
ResponderEliminar