quinta-feira, 10 de março de 2011

KINETOGRAPHO PORTUGUEZ



Aurélio Paz dos Reis (1862-1931) ficou conhecido por ter sido o criador do primeiro filme português, A saída do pessoal operário da fábrica Confiança (um remake da Sortie de l'usine Lumière à Lyon, filmada pelos irmãos com o mesmo nome), apresentado a 12.11.1896. Não foi bem o primeiro: Reis vira uns meses antes as primeiras imagens do país, filmadas por Henry Short.
Sobre aquela apresentação, disse o Jornal de notícias: "O espectáculo de hoje apresenta o Kinetógrafo Português, sendo exibidos 12 perfeitíssimos quadros, 7 nacionais e 5 estrangeiros. Os quadros portugueses representam o seguinte: «Jogo do Pau» (Santo Tyrso), «Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança», «Chegada de um Comboio Americano a Caboucos», «O Zé Pereira nas Romarias do Minho», «A Feira de S. Bento», «A Rua do Ouro» (Lisboa), «Marinha». O espectáculo é completado com a companhia de Zarzuela que se fará ouvir nas peças Música Clássica, Las Campanelas (primeira apresentação) e «Os Africanistas». O kinetógrapho português funciona no intervalo do 2º para o 3º acto". No dia seguinte, O Comércio do Porto dizia "Num dos intervalos, o Sr. Aurélio Paz dos Reis exibiu no kinematógrapho vários quadros, algumas dos quais muito engraçados e que tiveram intensos aplausos", enquanto O Primeiro de Janeiro assinalava "Hontem apresentação do kinetórgrapho português, pelo Sr. Aurélio Paz dos Reis teve êxito completo. Tanto as vistas estrangeiras como as nacionais, d'estes principalmente «O jogo do Pau» e a «Saída das Costureiras da Fábrica Confiança» foram acolhidas com grandes salvas de palmas".
Depois de apresentações no Porto e Braga, Reis segue para o Rio de Janeiro, mas falhas técnicas tornam a tourné num fiasco, e acaba a sua carreira de cineasta.
Reis foi fotógrafo-amador, edil e floricultor, exportou flores, vendeu carros Minerva, máquinas de escrever Yast e películas de fotografia. Algumas das suas fotografias têm interesse histórico, seja no defunto Palácio de Cristal (a construção de granito, ferro e vidro foi demolida em 1951, para dar origem a um pavilhão de betão, para acolher um Mundial de Hoquei...), seja no 5 de Outubro: Pais dos Reis, revolucionário republicano, acompanhou a tropa monárquica sitiada no Rossio, e fotografou a imprensa à espera, como ainda hoje acontece.

1906 Palácio de Cristal Porto
1908, Comício republicano Porto
5.10.1910 Lisboa
5.10.1910 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário