quarta-feira, 19 de novembro de 2014

GIUSEPPE ARCIMBOLDO, O HORTELÃO

Que saiba, Dez Mil Guitarras é o segundo romance histórico da francesa Catherine Clément que usa Portugal como um dos cenários - e não chega aos calcanhares do primeiro, A Senhora, que relata as aventuras da judia Gracia Nasi (uma ironia homófona), que salva, usando a sua fortuna, centenas de marranos e fá-los chegar à Palestina.
Bem, Dez Mil Guitarras segue a peregrinação dum rinoceronte (e, quando morto, do seu esqueleto pensante) oferecido a D. Sebastião, pelas cortes do Desejado, de Filipe II de Espanha, de Rodolfo II de Habsburgo e de Cristina da Suécia. É na corte do imperador do sacro-império romano que aparece o pintor Giuseppe Arcimboldo, compondo um quadro do excêntrico Habsburgo como o deus romano Vertumnus - e só um monarca excêntrico podia acolher um artista tão avançado para a época, uma espécie de tetravô do surrealismo, e aceitar ver-se retratado como... uma fruteira.
E Rodolfo não foi ao engano, o pintor já 'servira' nas cortes do seu pai e do seu avô, o imperador já conhecia a fixação de Arcimboldo pelos motivos naturalistas, numa aceção literal da palavra.
 
Rodolfo II de Habsburgo, Vertumnus (1590-91), Skoklosters Slott, Bålsta, Sweden

 SÉRIE ESTAÇÕES, FEITA PARA MAXIMILIANO II
Winter (1573), Louvre
Spring (1573), Louvre
 
Summer (1572), Kunsthistorisches Museum, Viena
Autumn (1573), Louvre
 EVA E ADÃO (par)
Eve and the apple (1578), private collection, Switzerland

Adam (1578), private collection, Switzerland
 
Flora (1588), private collection, Paris
 
The Jurist (1566), Nationalmuseum, Sweden


The Waiter (1574), private collection

The Librarian (1566), Skokloster Castle, Sweden
 
Earth (1566), private collection; Austria

Trojan Horse, ind.


Self-portrait, National Gallery, Prague

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