quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CHOP SUEY DE BACALHAU

 
Depois da LEN, a Enelgias de Portugal, a EDP Lenováveis Poltugal, a Compagnie Génélale des Eaux Poltugal, a Fidelidade (canina) e umas casas-visto-na-mão, é a vez da Espílito Santo Saúde e, não talda, a Efacec.
A pleço de patacas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

HABITUEM-SE

Fui parabenizado com uma bicicleta e, por razões que não atinjo, a ideia de fazer qualquer tipo de exercício foi assunto de chacota em vários fora. Adiante.
Resolvi dar umas voltas com os miúdos por ruas com carros, uma novidade para quem está habituado a circular no jardim ou no adro da escola. 
O facto do meu filho quase ter sido abalroado 3 vezes, à conta de mudanças súbitas de rota (e fde faixa), fez-me pensar que a iniciativa devia ter acontecido há muito tempo - com a idade da mais velha, já eu cruzava a minha terra toda de bicicleta ou (fugindo à GNR) de motinha com rodas xxs, acendia o fogão (com fósforos, uhhhh) e descascava as maçãs, sem ser só para 'experimentar'. Veja-se a temeridade, até montava carrinhos de rolamentos com martelo e pregos. 
A explicação 'eram outros tempos' cheira-me a insuficiente, as crianças são tão autónomas quanto as fazemos. Ontem, uma mãe relatou-me uma conversa telefónica com a filha de 12 anos, que queria ir da escola para a explicadora, 3 minutos a pé:
- Estou...
- Mãe, podes levar-me à explicadora?
- Agora não posso.
- Mas está a chover.
- Isto é uma chuvinha molha-tolos!
- Mas eu nunca apanhei chuva...
- A culpa é minha, pelos vistos está na hora de mudar isso. Põe-te a mexer e, já agora, não abras o guarda-chuva, experimenta a sensação e vais ver que não te acontece nada de mal.
I rest my case.  

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

LESS IS MORE - O CANTINHO DE IRVING PENN

Em 1948, o fotógrafo Irving Penn (1917-2009) fotografou algumas celebridades num cenário minimalista, ensanduichadas no ângulo formado por 2 telas de estúdio móveis, sobre uma alcatifa velha, e sem adereços. Como explicou Penn sobre o seu corner'este confinamento, surpreendentemente, parecia confortar as pessoas, acalmava-as (...) as paredes eram uma superfície para recostar ou empurrar. Para mim as possibilidades fotográficas eram interessantes; limitando os movimentos dos sujeitos parecia aliviar-me parcialmente da preocupação com a pose.'
Sem acessórios, sobra apenas o essencial, a personalidade dos retratados.


Arthur Rubinstein

Duchess of Windsor

Igor Stravinski, 22.04.1948

Mrs. William Rhinelander Stewart
 
Jacques Fath, NY 26.03.1948

Maurice Chevalier
 
Martha Graham, NY 20.03.1948
 
Joe Lewis, NY 15.02.1948
 
Marcel Duchamp, NY 30.04.1948

Marlene Dietrich, 23.12.1948

Spencer Tracy, NY 23.03.1948

Truman Capote, NY 05.03.1948
 
Georgia O´Keeffe, NY 31.01.1948
 
Salvador Dali, NY 1947