sexta-feira, 8 de novembro de 2013

STRIKE BACK


A greve é um direito, e exercê-lo ou não é uma decisão pessoal e intransmissível, tomada sem ânimo leve e sempre isenta de censura. Já as opiniões têm o seu interesse sociológico.
Fui a 2 escolas e esperei que elas abrissem, até levar os miúdos para o ATL. Ali encontrei outro pai a 'descarregar' o seu par de petizes, possesso: 'Já devia estar na Maia, e ainda aqui estou. Direitos, há todos, mas deveres são poucos!', rematou enxofrado. Tá bem, greve atrapalha, os funcionários públicos repetem-nas (com prejuízo, pois perdem o salário, há que sublinhar) e existe uma fractura entre eles e os trabalhadores privados, que lhes têm pouca estima. Mas, pormenor, o desabafo vem duma pessoa casada com uma enfermeira, e já se sabe como as greves são bem sucedidas nos hospitais.
Depois, as justificações: uma administrativa disse-me que até fazia greve, se todos fizessem - o argumento não é destituído de qualquer sentido, mas, se todos pensarem assim, ninguém falta.
Outro senhor explicou que não faltara porque 'não serve de nada' (até aí, tudo bem), 'e se der algum resultado positivo, serve a todos' (temos parasita).   
Um apontamento final para elogiar dois slogans, dignos de marketeer, 'Achas que já está bom para fazeres greve, ou vais esperar mais um bocadinho?' e 'Quem não para consente'.

1 comentário:

  1. Também fui um dos pais que deixou o gaiato mais velho na nova Escola do Cartaxo. Respeito quem fez greve, não resmungo nem refilo (excepto as greves dos transportes, mais especificamente do metro da Metrópole e dos maquinistas da CP. Isso é outra história, que não é para aqui chamada. Avante.)
    Pelo que vi, os auxiliares fizeram greve geral e estavam muitos professores, e com surpresa minha, muitos da velha guarda. Um pouco de desorganização e boataria do "só neste país" como de costume: por volta das 10:15, miúdos para casa. Resultado final: o meu gaiato ficou contente - não fez teste de Inglês. E ainda bem, tem de estudar melhor o verbo "to be". Bom fim-de-semana e Segunda é novo dia.

    ResponderEliminar