"Para certos republicanos a República tem sido um pé de cabra com que vêem aumentando os seus haveres." Senador João de Freitas, histórico republicano, in Boletim parlamentar do Senado, 11-06-1913
▼
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
(EX)CITAÇÕES DE SALAZAR
Não se pode, ao mesmo tempo, encantar e governar a multidão.
[jornais] Creio que é um vício porque o que aprendo não tem qualquer relação com o tempo que perco.
O jornal é o alimento espiritual do povo e deve ser fiscalizado como todos os alimentos.
Nós somos um País pobre que, tanto quanto se enxerga no futuro, não pode aspirar a mais do que à dignidade de uma vida modesta. (parece uma coelhice)
[função pública] O português, que é generoso e bom, transforma-se às vezes nas repartições atrás das mesas de trabalho, esquecido de que a pobre gente que pede um conselho, deseja um esclarecimento, se justifica duma falta, é a que trabalha e paga para que nós defendamos os seus interesses.
[o interior] As pessoas que ali vivem estão ainda muito arreigadas às suas tradições e modos de vida seculares. Se lhes levamos o progresso de repente, perturbaremos gravemente os seus equilíbrios naturais. Por exemplo, se acabamos com as fontes e lhes levamos água a casa, as mulheres já não terão de ir todas as manhãs com o cântaro à fonte. Como é que elas hão de poder pôr a conversa em dia umas com as outras?
Em A Última Criada de Salazar, Miguel Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário