"Para certos republicanos a República tem sido um pé de cabra com que vêem aumentando os seus haveres." Senador João de Freitas, histórico republicano, in Boletim parlamentar do Senado, 11-06-1913
▼
terça-feira, 16 de abril de 2013
MARÉ VAZA
Há uns dias, falei com um bom amigo que deixou um cargo elevado na administração pública, obtido por convite (o que não quer dizer que não o merecesse), exactamente o que aconteceu ao seu sucessor. 'Não imaginas a politiquice que aquilo é, um nojo', disse.
Uma de duas: ou não deu por nada enquanto durou, e só descobriu à posteriori, ou estava agrilhoado e só agora, na maré vaza, é livre como um passarinho para dizer o que pensa.
Dias antes, estive com outro amigo que também já 'voou' alto na AP e ocupa um cargo num partido que está 'em pousio' (vulgo partido do arco governativo, por ora na oposição), onde pairava a ameaça duma disputa de liderança. Fazendo conversa, perguntei-lhe se estava do lado do líder ou do putativo adversário, e o rapaz contorceu-se todo e não respondeu. A seguir, veio a mesma história: 'estou fartinho, fartinho da política'. Palavra, não tinham passado duas horas e vi-o em directo na TV, a cumprimentar o seu líder num comício.
1ª conclusão, nenhum desbocado faz carreira política.
2ª conclusão, a política farta à saída e até se vislumbrar o regresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário