sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ALQUIMIA

Receita:
Necessário uma balança de precisão e máquina de calcular, a menos que seja expert em regras de 3 simples. Vamos ao xarope: junte 11.07 ml de extracto líquido de folha de coca (atenção, sem princípio activo), 90 ml de ácido cítrico, 30 ml de cafeína, 30 de açúcar (medida desconhecida), 9.46 litros de água, 0.946 litros de sumo de lima, 28.35 g de baunilha e 42.525 g de caramelo (acrescente mais, se quiser dar cor).

Agora o sabor secreto, chamemos-lhe 7X: adicione 240 ml de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 gotas de noz-moscada, 5 gotas de coentros, 10 gotas de néroli (extracto dum citrino arraçado de laranja) e 10 gotas de canela (o que não encontrar na mercearia do Sr. Catarino, há certamente no Corte Inglés). Mexa bem.
Agora treine a matemática e junte 60 ml deste líquido a 18.927 litros de xarope. Voilá, ofereça uma coca-cola aos seus convidados. Se eles fizerem caretas à mistela, diga-lhes que é A original, longe da forma gaseificada que existe desde 1977, uma cedência à vulgaridade!

Como se soube? O programa This American Life da Chicago Public Radio encontrou a foto da receita na edição de 18.2.1979  do Atlanta Journal Constitution - John Stith Pemberton era de Atlanta, e criou a fórmula em 1885, que incluía originalmente álcool e coca (o ex-combatente da guerra civil era agarrado a morfina). Ninguém reparou que a foto que ilustrava a notícia tinha a receita. De acordo com a rádio, a receita andou de mão em mão, escrita por um amigo do farmacêutico “alquimista” num livro com receitas de produtos medicinais e unguentos, com capa de couro, e foi copiada por amigos e parentela durante gerações.

Mas a multinacional nega o fim do segredo, alegando que a fórmula continua segura (no cofre-forte do Sun Trust Bank de Atlanta): “Muitos tentaram ao longo do tempo descobrir a nossa fórmula secreta”, disse à ABC News Kerry Tressler, porta-voz da marca. “Apesar de tentarem, só existe uma receita real. E não é essa.” Não poderiam dizer diferente, o mito ajuda à publicidade.
É de referir que a fábrica de Azeitão acaba a bebida (põe gas e açucar), mas a mistura secreta vem dos states.

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